Voltar Núcleo de Inteligência do TJ encerra roteiro de cursos de segurança nos fóruns de SC
Em fevereiro do ano passado, integrantes de uma organização criminosa fixaram um cartaz no portão do fórum de Balneário Piçarras, no Alto Vale do Itajaí, e atiraram contra o prédio. Em julho de 2017, uma servidora do fórum de Xaxim, no Oeste, foi rendida por um adolescente que aguardava pela audiência. Ele usou uma faca para ameaçar de morte a mulher. Os policiais militares que trabalham no fórum convenceram o rapaz a se entregar.
 
Essas histórias ganharam conhecimento da comunidade por sua gravidade, mas diariamente são enfrentadas situações em que a equipe de segurança precisa agir de forma rápida dentro dos fóruns. Ouvir e buscar melhorias de trabalho para esses servidores foi o objetivo do Curso de Procedimentos de Segurança nas Unidades Judiciárias. O treinamento foi promovido pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça, Casa Militar e Academia Judicial.
 
Os organizadores do curso destacam que essa foi a primeira conversa específica com todos os envolvidos na segurança das unidades do Poder Judiciário, já que o NIS entrou em funcionamento no início deste ano. "Muitas ações que foram abordadas no curso podem ser implantadas imediatamente nas comarcas, por meio da mudança de comportamento e postura dos policiais e servidores, refletindo em melhorias na segurança forense", ressalta um dos instrutores, ao lembrar o exemplo do fórum de Balneário Camboriú, onde foram implementados o uso de detector de metais manual e mudanças no layout da recepção, prevenindo uma série de possíveis ameaças. "Com isso, os servidores conseguiram 100% de controle das entradas no prédio. Aliás, a prevenção foi o foco do curso", considera.
 
O treinamento foi ministrado, ao todo, para 325 chefes de secretaria e policiais militares do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foram 12 encontros que abrangeram as 111 comarcas do estado. O último aconteceu em Chapecó, nesta quinta-feira, dia 8.
Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa do Oeste
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.