Voltar Núcleo de Inteligência e Segurança do TJ investe na profissionalização de sua equipe

Dois integrantes do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina foram destaque em recente curso de especialização profissional promovido pela Casa Militar do Estado de São Paulo, justamente na área de segurança institucional. Os agentes Eduardo Valdeli de Barcelos e Juliano Fleck da Rosa, em uma turma composta de 34 policiais, obtiveram a 2ª e a 3ª colocação respectivamente, após três semanas na capital paulista. O curso ocorreu de 6 a 29 de junho e envolveu 126 horas-aula, distribuídas entre atividades práticas e teóricas.

No rol de matérias, destaque para técnicas de varreduras antiexplosivos, segurança em operações aéreas, direção de segurança e escolta, técnicas de combate a incêndio e atendimento de emergência pré-hospitalar. As aulas aconteceram em locais distintos, desde as dependências do Palácio Bandeirantes e do 2º Batalhão de Choque da PM até a pista do autódromo de Interlagos e a Base Aérea de Sorocaba. Os integrantes da turma eram, em sua maioria, policiais militares de São Paulo - apenas Eduardo, Juliano e mais um agente do Ministério Público de Santa Catarina tinham origem distinta.

"Tivemos algumas dificuldades iniciais de adaptação aos protocolos locais, distintos dos nossos, assim como de localização geográfica, mas sem dúvida foi um curso muito proveitoso, bastante técnico, cujo conteúdo vamos compartilhar com os demais colegas do Núcleo", afirmou Eduardo, sem esconder a satisfação com a segunda colocação conquistada entre tantos concorrentes locais. Juliano, logo abaixo no ranking, também fez elogios ao aperfeiçoamento oferecido pelo governo paulista, que alia conceitos sobre a integridade física e moral das autoridades constituídas do Estado.

Segundo o desembargador Sidney Dalabrida, coordenador do NIS, a participação em cursos desta natureza, reconhecidos nacionalmente, atende ao principal objetivo do Tribunal de Justiça quando decidiu implantar tal serviço. "Nossa intenção é investir de forma contínua na profissionalização e atualização da equipe de segurança institucional", garante Dalabrida.  

Imagens: Divulgação/NSI
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.