Voltar Numopede disponibiliza novo painel para facilitar gerenciamento das unidades do 1º grau

O Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas e Estatísticas (Numopede) da Corregedoria-Geral da Justiça passou a disponibilizar, por meio do sistema "Business Intelligence - BI" do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, novo painel para as unidades judiciárias de 1º grau. Seguindo características do antigo "mapa estatístico", em que eram remetidos mensalmente dados resumidos às unidades, o novo painel Gerencial da Unidade possui estrutura simplificada subdividida em 4 indicadores, relativos ao acervo, à produtividade, às entradas e saídas, e às métricas de eficiência aferidas pelo CNJ em seus relatórios do Justiça em Números.

O objetivo de concentrar estes indicadores em um só relatório, com a visualização em cards totalizados, é facilitar a gestão mensal da unidade. Segundo o juiz-corregedor do Núcleo II, Silvio José Franco, idealizador do painel, a proposta está alinhada com o anseio de se imprimir a cultura organizacional da orientação por dados, capaz de fomentar rotinas de monitoramento dos processos e resultados. "Um gestor comprometido com os fundamentos estatísticos passa a obter resultados significativos em médio e longo prazo. É preciso, definitivamente, estabelecer uma 'cultura data driven', ou seja, um comportamento gerencial orientado por dados, o qual se completa quando alicerçado em três pilares fundamentais: 1) a utilização da tecnologia em favor da atividade fim; 2) a transformação organizacional de gerenciamento dos processos internos com o uso da estatística; e 3) a capacitação dos colaboradores, que são as engrenagens dessa cultura gerencial. Assim como outros painéis já apresentados ao primeiro grau, o Gerencial da Unidade certamente é mais um importante alicerce para a conquista de diferenciais na gestão das varas", destaca o magistrado.

O painel está disponível no aplicativo TJSC 1º Grau, cujo acesso é franqueado às unidades judiciárias para o controle estatístico por meio de inúmeros painéis de BI.

O manual com a explicação das ferramentas do painel encontra-se disponível para download neste link.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.