Voltar Obra 'Primórdios da Justiça no Brasil' passa a integrar acervo do Tribunal de Justiça

Presidente recebeu exemplar autografado

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, recebeu em gabinete nesta tarde (30/3) o historiador Amilcar D'Avila de Mello, autor da obra "Primórdios da Justiça no Brasil", lançada em 2014 pela editora Tekoá et Orbis.
 
Resultado de minuciosas pesquisas realizadas no Arquivo Geral das Índias, de Sevilha, na Espanha, e no Arquivo Nacional de Assunção, no Paraguai, o livro é prefaciado pelo ministro Marco Aurélio Mello, integrante do Supremo Tribunal Federal. A obra é um autêntico convite a repensar os primórdios da história jurídica do Brasil, ao desafiar a crença de que as primeiras e mais variadas manifestações do direito romano-germânico lavradas em território brasileiro brotaram da pena de escrivães portugueses.
 
Os textos reunidos nesta coletânea bilíngue, de acabamento luxuoso e fartamente ilustrada com documentos inéditos no país, foram escritos por letrados a serviço da Coroa castelhana. Os documentos mais antigos, explica o autor, são anteriores a 1534, ano em que D. João III instituiu as capitanias hereditárias, regime que deu início ao processo de colonização lusitana em terras brasileiras até então povoadas por indígenas e alguns poucos europeus. "Este livro é na verdade o desdobramento de uma obra anterior, intitulada 'Expedições e Crônicas das Origens', com um recorte ampliado sobre a ótica jurídica", afirma o autor. Para D'Avila de Mello, gaúcho de nascimento radicado há 30 anos no Estado, os historiadores luso-brasileiros "esqueceram" boa parte dessa influência ao escreverem a chamada história oficial do país.
 
O livro contou com a revisão de Giovanni Secco, servidor atualmente lotado no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça. O autor, ao final de sua audiência com o presidente, deixou um exemplar autografado da obra em deferência à Corte estadual. "Trata-se de uma obra grandiosa, de temática inédita, que muito tem a oferecer aos operadores do Direito e a todos aqueles interessados em aprofundar o conhecimento sobre a nossa história", comentou o desembargador Nelson. 
Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Ângelo Medeiros
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.