Voltar Oficiais de justiça da comarca de Penha recebem treinamento em conciliação

Os oficiais de justiça da recém-inaugurada comarca de Penha, no norte do Estado, aderiram ao projeto “O Oficial de Justiça Conciliador”, ação que tem por objetivo estimular os oficiais a atuar como agente externo de conciliação, captando proposta de acordo após o cumprimento dos mandados.

Durante a fase inicial do treinamento, os agentes desenvolveram métodos e propostas acerca da nova atribuição, sobrepondo sempre o consenso de que o oficial, muitas vezes, é o primeiro contato do Judiciário com uma das partes.

“Os oficiais foram motivados a angariar sugestões de autocomposição após cumprirem ou esgotarem os meios de desempenho de suas atribuições primárias descritas nos mandados”, destaca o oficial de justiça Ricardo Tadeu Estanislau Prado, diretor de apoio às comarcas responsáveis pela prática.

O servidor relata ainda que repassou aos integrantes do quadro de Penha experiências adquiridas e compartilhadas ao longo de anos de atuação no Poder Judiciário. “É fundamental ressaltar a importância da capacitação e integração com outros órgãos. Pois esclarecendo dúvidas entregamos agilidade no exercício da jurisdição, dado que o servidor saberá como e a quem acionar quando necessário para o fiel cumprimento da ordem”, comenta Ricardo.

Outra medida adotada para a presteza do trabalho dos oficiais foi a adesão a técnicas gráficas, padronização de correspondências, tecnologias, organização por localizadores e utilização de aplicativos de mensagens.

Oficial de justiça palestra em Porto Seguro

Após finalizar o treinamento em Penha, o oficial foi convidado a replicar o modelo pioneiro catarinense em Porto Seguro, no Estado da Bahia. Ricardo participou como painelista dos eventos CONOJAF 2022 e ENOJAP 2022, da Associação dos Oficiais de Justiça e Avaliadores.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.