Voltar Oficina de Pais da comarca de Timbó explica que fim de união não extingue paternidade

Esta foi a segunda edição deste ano

A comarca de Timbó promoveu na manhã desta quarta-feira (5/6) mais uma edição da Oficina de Pais na região do Médio Vale do Itajaí. A primeira ocorreu no mês de abril e neste ano estão previstas outras duas edições, uma em setembro e outra em dezembro, no auditório da Prefeitura de Timbó. O encontro ocorre sob a condução da assistente social forense Vania Maçaneiro, do oficial da Infância e Juventude Ingobert Gramkow, da assistente social da Prefeitura de Timbó Cristiane Elisabeth Longo e da psicóloga da Prefeitura de Rio dos Cedros Marisane Hoffmann.

Promovido pela 1ª Vara Cível da comarca de Timbó, o encontro faz parte de um projeto desenvolvido pelo Poder Judiciário em parceria com os municípios de Timbó e Rio dos Cedros. A oficina se apoia na necessidade de desenvolver mecanismos de fortalecimento das famílias que enfrentam conflitos jurídicos relacionados à ruptura do vínculo conjugal, por meio da divulgação de informações acerca do bom exercício da parentalidade, além do auxílio na elaboração de estratégias para que elas ultrapassem com menor sofrimento o processo de ruptura da união do casal e resguardem os filhos do litígio.

A juíza Fabíola Duncka Geiser, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Timbó, explica que a partir de agora todas as pessoas que ingressarem com processos de divórcio, dissolução de união estável, guarda e regulamentação de visitas serão convidadas a participar dessa reunião em datas agendadas, para refletir sobre a repercussão da separação conjugal na vida dos filhos e, na medida do possível, resguardá-los do conflito. A oficina se aplica ao fim de qualquer relacionamento que tenha resultado no nascimento de crianças, independente do casamento civil, e pretende transmitir a mensagem de que o fim da relação conjugal não implica o fim da relação parental e os filhos precisam ser amados, cuidados e protegidos pelo pai e pela mãe, ainda que separados.  

Imagens: Divulgação/Comarca de Timbó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.