Voltar Oficina de parentalidade reúne pais com processos na Vara da Família de Joinville

Evento será realizado no Salão do Tribunal do Júri

O primeiro encontro da Oficina de Parentalidade da comarca de Joinville deste ano está marcado para acontecer nesta segunda-feira (11/2). No período das 8h30 às 11h30, no Salão do Tribunal do Júri, estão programadas várias atividades com os pais. O encontro tem como objetivo destacar métodos adequados para a resolução de disputas familiares, como a conciliação e a mediação, que promovam autonomia e corresponsabilidade nas decisões de pais separados.
 
Promovido pela 2ª Vara da Família da comarca de Joinville juntamente com a equipe do Serviço de Mediação Familiar do Fórum, o encontro visa contribuir com informações que ajudem as pessoas a distinguir entre uma crise de desenvolvimento da família e uma crise de ruptura conjugal.
 
A oficina será ministrada pela assistente social da comarca de Joinville Simone Medeiros, que atua na Unidade de Mediação Familiar. Na oportunidade, ela vai destacar os danos emocionais e financeiros decorrentes do processo litigioso em comparação aos métodos adequados de resolução de conflitos como a conciliação e a mediação. Também vai comentar sobre a necessidade de continuidade das relações para os filhos, valorizando a coparentalidade e a qualidade da convivência com ambos os pais.
 
No encontro, os pais com processos nas varas da família terão a oportunidade de compreender o caminho a ser percorrido e escolher o procedimento que melhor possa atender às suas necessidades para a solução do conflito: conciliação, mediação ou processo judicial. Esta prática é utilizada com sucesso no Canadá, na Nova Zelândia e no Rio de Janeiro e recomendada nos cursos de mediação familiar ministrados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Em Joinville, as oficinas acontecem desde 2013 e são destinadas às pessoas que pretendem entrar ou já entraram com processo judicial, seja pela guarda dos filhos, seja por pensão alimentícia ou outros casos que envolvam disputa familiar. As Oficinas de Parentalidade ocorrem uma vez ao mês, no horário das 8h30 às 11 horas, no auditório do Tribunal do Júri da comarca de Joinville.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.