Voltar Outubro Rosa: Diretoria de Saúde reforça mensagem sobre importância do exame preventivo

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, o Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Saúde, decidiu envolver todos os seus colaboradores na luta contra o câncer de mama de uma forma simples, com o envio de uma foto com a vestimenta rosa durante o expediente. A iniciativa teve como objetivo reforçar a mensagem de prevenção e encurtar distâncias neste momento. "O outubro foi colorido de rosa, para que esta cor desperte o sentido de refletir e questionar se você está consciente de sua saúde. E, como não poderia ser diferente, o Poder Judiciário, através da Diretoria de Saúde, não quer que você esqueça a importância do cuidar de si", ressalta a diretora de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt.

Neste sentido, a médica do PJSC destaca que, apesar da pandemia e do isolamento social, é preciso atentar para a importância da prevenção do câncer e de outras doenças. "A necessidade de acompanhamento médico não foi anulada pelo coronavírus. Manter o tratamento durante a pandemia é essencial", acrescenta Graciela Schmidt.

De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), comparando 2019 e 2020, a pandemia provocou a queda de 75% no número de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em tratamento ou rastreamento de câncer de mama. Com esses dados expressivos, é importante lembrar que o acompanhamento médico e o tratamento não foram dispensados com o novo coronavírus - os cuidados com a saúde devem continuar.

A Diretoria de Saúde aproveita o ensejo para agradecer a participação das convidadas: senhora Sandra Roesler (esposa do presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler); servidora Xislayne Nastassja Bragato; e médica mastologista Liliane Raupp, que participaram da live "Em outubro somos todos rosa", cujo vídeo encontra-se disponível no canal do TJSC no Youtube.

São Bento do Sul

Quem passou em frente ao Fórum de São Bento do Sul neste mês pode observar algo diferente. É que o prédio está todo iluminado com a cor rosa, numa alusão à campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta ação de iluminar a parte frontal do Fórum acontece há quase uma década.

De acordo com a chefe da Secretaria do Fórum de São Bento do Sul, Clarice Liana Probst, além da iluminação, os servidores foram motivados a vestir roupa na cor rosa e também usar laços que remetam a esta importante campanha. "Não só mulheres, mas também os homens são incentivados a usar estas cores no dia a dia de trabalho. Muito embora o câncer de mama aconteça com mais frequência em mulheres, homens também podem sofrer com este mal", explica a secretária. Ela comenta que este ano ficou bastante atípico por causa da pandemia e as tradicionais ações alusivas do Outubro Rosa ficaram um pouco prejudicadas.

Durante o mês, servidores de várias comarcas catarinenses promoveram ações e iniciativas com a finalidade de encorajar mulheres a realizar seus exames de prevenção.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.