Voltar Painéis de "Business Intelligence" serão utilizados pela Ceij nos depoimentos especiais

O depoimento especial é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência. Centrado no relato livre, sem interrupções, tem como foco obter uma narração que seja a mais fiel e detalhada possível, com base na memória da criança ou do adolescente sobre os fatos vivenciados. A partir de agora, os depoimentos especiais - sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) - vão contar com os painéis de "Business Intelligence" (BI).

A Ceij, diante da necessidade de obtenção de dados de realidade alusivos aos depoimentos especiais, convidou representantes do Núcleo V da CGJ, do Numopede, da DTI e da DAG para uma reunião, da qual surgiu um grupo de trabalho. Este grupo é voltado ao desenvolvimento de um painel por meio do sistema BI, para a captação das estatísticas relacionadas aos depoimentos especiais.

Implementados no Poder Judiciário de Santa Catarina no final de 2019, os painéis oferecem, de forma rápida e intuitiva, dados de diversas áreas da Justiça. A ferramenta tem auxiliado na gestão das unidades judiciais e conferido agilidade e eficácia na prestação jurisdicional.

De acordo com Cristine Pereira Tuon Sposito, assistente social da Ceij, "a ferramenta vai aprimorar, ainda mais, o planejamento, o gerenciamento e o acompanhamento dos depoimentos especiais em todo o Estado de Santa Catarina, sendo, para tanto, crucial que as unidades judiciais atentem à alimentação dos dados nos processos". A Justiça catarinense, seguindo um protocolo científico, já realiza depoimentos especiais em 87 comarcas - isso representa 78% do Estado - e conta com 110 salas estruturadas e equipadas para tal fim.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.