Voltar Palavra do Presidente debate qualidade de vida com o lançamento do programa Você em Foco

O programa Palavra do Presidente - Ao Vivo, exibido na manhã desta quinta-feira (6/5), teve o bem-estar de servidores e magistrados do Judiciário catarinense como tema central. Com o lançamento do Você em Foco, programa de qualidade de vida no PJSC, foi debatido o surgimento de um canal permanente de integração, acolhimento e cuidado. Desenvolvido pelas diretorias de Saúde e de Gestão de Pessoas do Tribunal, as ações são voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional, saúde, autocuidado, comunicação, humanização das relações, liderança, gestão e criatividade entre outros temas. 

Na abertura, o presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, falou sobre a importância do assunto em pauta: "É um investimento cuidar da saúde e bem-estar, e estamos trabalhando com essa premissa desde o início da gestão", destacou. "O maior ativo hoje do Judiciário é o recurso humano. Nosso capital maior são nossos magistrados e servidores", enfatizou. 

O PJSC trabalha em diferentes linhas para garantir a qualidade de vida dos servidores, magistrados e estagiários: autocuidado e saúde; valorização e pertencimento; comunicação e humanização; desenvolvimento pessoal e técnico; desenvolvimento comportamental, criatividade e inovação; liderança e gestão. Segundo a juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass, um ambiente seguro e adequado garante o bem-estar profissional: "Fazendo essas ações, a instituição naturalmente colhe frutos." 

Rafael Ferri, diretor de Gestão de Pessoas do PJSC, foi o encarregado de apresentar a nova página com a logomarca do Você em Foco. "Sempre tivemos práticas voltadas à qualidade de vida e ao bem-estar, mas eram pontuais. Hoje temos um calendário anual, com uma gama de programas de acordo com cada necessidade", declarou. "Não dá pra deixar uma parte de nós em casa, outra no trabalho, somos seres humanos inteiros. Passamos horas por dia no trabalho e todo esse plano é muito importante para garantir a qualidade de vida na profissão", completou Graciela de Oliveira Richter Schmidt, diretora de Saúde do PJSC.

A participação virtual por videochamada contou com a presença do chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva; do chefe da Divisão de Assistência à Saúde, Cristiano Minuzzi Debiasi; da analista jurídica da equipe do trabalho não presencial e gerente do programa Mães do Judiciário, Danielle Cristina Novack; do psicólogo da Seção Psicossocial Organizacional da DGP, Cezar Sales dos Santos Júnior; e da chefe da Seção de Ergonomia da DS, Vanessa Zomer Fenili.

Dias e Silva exaltou o crescimento dos feitos na área a partir do olhar cuidadoso da nova gestão e a criação de um programa que engloba todas as ações do Poder Judiciário numa página só. Debiasi comentou o atual perfil multidisciplinar do projeto, oferecendo serviços mais completos. O psicólogo Cezar Sales dos Santos Júnior se aprofundou no Rodas de Apoio Virtuais, que surgiu como ferramenta importante durante a pandemia para dar voz em um momento delicado aos servidores e magistrados. Já Fenili falou sobre o Encontro com a Saúde, criado sob demanda também em 2020 com a imposição do trabalho em home office, pela dificuldade nos temas relacionados a ergonomia e saúde emocional. 

Como analista jurídica da equipe do trabalho não presencial e gerente do programa Mães do Judiciário, Danielle Cristina Novack teve a palavra em duas oportunidades. Ao expor as práticas do Saiba + Trabalho Não Presencial, falou da importância do investimento na expansão do teletrabalho e do home office antes ainda da pandemia "O teletrabalho no Judiciário catarinense é exemplo nacionalmente. O aumento dos índices de desempenho e produtividade evidencia a eficácia do nosso modelo", relatou. Sobre o Mães do Judiciário, expôs as conquistas com números: 27 encontros com mais de 150 mães participantes e mais de 300 genitoras influenciadas de alguma forma pelo programa, que também conta com um grupo de WhatsApp para troca de experiências.

O programa está disponível na íntegra no canal do TJSC no YouTube

Ouça o nosso podcast

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.