Voltar Palestra de juiz ajuda adolescentes do extremo oeste a vencerem concurso de redação

Dicas foram repassadas pelo juiz Rafael Britto

"Promoção dos Direitos Humanos e Garantia ao Acesso à Justiça". Este foi o tema do IV Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, do qual participaram adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) do município de São José do Cedro, no extremo oeste de Santa Catarina. Eles contaram com o apoio do juiz da Vara Única da comarca local, Rafael Resende Britto, que ministrou uma palestra sobre o assunto especialmente para os jovens. A iniciativa deu certo, tanto que três deles ficaram entre os vencedores estaduais.

"É importante discutir os direitos humanos e o acesso à Justiça dentro de tais instituições, em especial para incutir o sentimento de pertencimento à sociedade nesses adolescentes que retornarão ao convívio público com brevidade. A premiação em questão é fruto do trabalho dedicado dos profissionais que atuam no Casep de São José do Cedro em busca da ressocialização dos adolescentes em cumprimento da medida de internação", destacou o magistrado.

A Defensoria Pública da União realiza o concurso de redação todos os anos com a intenção de despertar nos participantes de todo o país o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo. A comissão julgadora, composta por 12 pessoas, elegeu os melhores textos de cada Estado, em cada uma das cinco categorias, e os vencedores nacionais.

A categoria disputada foi a que inclui alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em cumprimento de medida socioeducativa. Todos os participantes recebem Certificado de Participação. Quem conseguiu 2º e 3º lugares recebem medalhas. E o primeiro colocado foi agraciado com um tablet.

Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa do Oeste
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.