Palestra incentiva estudantes de direito a agir com ética e responsabilidade - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Juiz destaca impacto da má-fé na demora e ineficiência dos processos
- Formação
Uma conversa sobre pensamento crítico, probo e preparação para a atuação ética nas carreiras jurídicas. Esse foi o objetivo do encontro do juiz Eduardo Passold Reis com alunos de três turmas de curso de Direito da região sul do Estado, realizado no dia 21 de maio no Centro Universitário Univinte (FUCAP), na cidade de Capivari de Baixo.
Mestre em Direito pela UFSC e juiz na comarca de Blumenau, Reis palestrou aos acadêmicos sobre tema de relevante importância no cenário jurídico: "Comportamento processual de má-fé e atuação do Poder Judiciário". A ideia foi fazer reflexões acerca das medidas preventivas e repressivas às hipóteses de condutas violadoras da boa-fé.
O magistrado ressalta que tentou levar aos estudantes a importância dos princípios da lealdade e da boa-fé na prática contemporânea do processo judicial. “É um tema pouco explorado nos estudos doutrinários no processo civil brasileiro. Procurei expor dados empíricos e exemplos práticos, a fim de tornar a explicação de mais fácil compreensão ao público. Muitas das dificuldades na tramitação dos processos atualmente têm origem no descumprimento dos deveres processuais advindos da boa-fé, daí a necessidade de encararmos o tema com seriedade", assinalou.