Voltar Para melhor atender população, Fórum da comarca de Seara passa por reforma geral

A comarca de Seara, no oeste do Estado, passa por uma reforma geral que será entregue ainda neste ano, com previsão de investimentos da ordem de R$ 859 mil. Estão previstos oito meses de trabalhos. Neste período, o local está adaptado para continuar a prestar seu habitual atendimento ao público.

A reforma começou pelo telhado do prédio. A estrutura de madeira, já desgastada pela ação do tempo, será substituída por estrutura metálica. Para aproveitar esta etapa da obra, também serão feitas melhorias na caixa d'água e para-raios. Serão instaladas calhas maiores para garantir a vazão da água da chuva e evitar novos problemas.

"O telhado do prédio era bastante antigo. Apresentava infiltrações. Há aproximadamente três anos, durante uma tempestade, houve danos nos equipamentos no Centro de Processamento de Dados (CPD). Um reparo emergencial foi providenciado, mas a estrutura já estava muito prejudicada e foi necessário pensar num conserto definitivo", conta a chefe de Secretaria do Foro, Patrícia Provenzi Parizotto.  

Por causa do início da obra, o atendimento está concentrado no primeiro andar do Fórum. Após concluída esta etapa, os serviços serão prestados no segundo andar e a obra, então, seguirá no andar térreo. O juiz Douglas Cristian Fontana, diretor do foro da comarca, ressalta que desta forma, devido à organização interna dos trabalhos e da equipe, o atendimento aos usuários não será prejudicado. 

"A comarca, que também atende demandas de Xavantina e Arvoredo, é 100% digital e o fato de não haver mais processos físicos facilita a adaptação do ambiente", avalia o magistrado. Pinturas interna e externa também estão previstas. A fiscalização é de responsabilidade da engenheira civil Cristiane Batista Tatavitto e do engenheiro elétrico Rodrigo André Machado, ambos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Preocupação ambiental

Com a troca da iluminação por lâmpadas de LED, será inevitável a substituição do atual forro, de material semelhante a gesso, por PVC. A estação de tratamento de efluentes do Fórum também será readequada. E o muro de contenção do terreno será reforçado, já que está na encosta do riacho que corta a cidade.

Segurança

A reforma prevê ainda a instalação de um hidrante próprio, interligado à tubulação da Casan, para utilização na mangueira de incêndio. Também serão instalados alarme de incêndio, iluminação de emergência e sinalização de saída. Todas as melhorias seguem as normas exigidas pelo corpo de bombeiros.

História

O Poder Judiciário iniciou as atividades na comarca de Seara em 17 de setembro de 1966, com sede própria. Em 1982 houve um incêndio e o atendimento passou a acontecer em um prédio cedido pela Prefeitura de Seara. Em 1992, a estrutura foi definitivamente instalada no atual endereço, onde o Fórum foi construído pelo TJSC. A atual reforma geral teve início em dezembro passado, com a instalação do canteiro de obras da empresa responsável pelos trabalhos.

Imagens: Divulgação/Comarca de Seara
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.