Voltar Parceria em Joinville mantém sucesso de sessões de mediação familiar de forma virtual

Mesmo com a suspensão das audiências presenciais nas varas da família, o Serviço de Mediação Familiar da comarca de Joinville não paralisou atividades. Por meio de uma parceria firmada entre o serviço e empresa cadastrada como câmara privada junto ao TJSC, sessões de demandas processuais ou pré-processuais ocorrem de forma gratuita, por meio virtual e presencial. Desde o início do convênio, assinado no final de junho, nove sessões já foram realizadas até o momento.

Esta cooperação temporária foi assinada pela juíza Karen Francis Schubert, titular da 3ª Vara da Família e coordenadora do Serviço de Mediação Familiar. "Esta parceria é muito importante porque proporciona a aproximação entre as partes nesse momento tão delicado, possibilitando a resolução dos conflitos familiares em meio à pandemia", comenta a magistrada.

"A parceria surgiu em um momento muito oportuno, de impedimento de atendimento presencial e de acirramento dos conflitos. Este suporte contribuiu para dar 'start' ao atendimento virtual e também para capacitar a equipe a atender as pessoas de forma organizada, respeitosa e profissional", destaca a coordenadora técnica do Serviço de Mediação Familiar da comarca de Joinville, Olindina Maria da Silva Krueger.

O convênio é justificado pelo artigo 334 do Código de Processo Civil, de 18 de março de 2016, que dispõe sobre o comprometimento do Estado em promover, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos, com incentivo às práticas de conciliação e mediação, e também da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 6, de 17 de abril de 2020, que dispõe sobre a realização temporária de audiências de conciliação virtuais no Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

"Das 30 audiências previstas no convênio, já foram realizadas nove, somando 26 horas e 30 minutos de sessões. Obtivemos resultado positivo em 62% dos acordos realizados, sempre levando em conta a alta complexidade dos casos encaminhados", destaca a diretora de mediação da empresa conveniada, Simone Regina Medeiros. Ela comenta  que a equipe de mediadores foi reforçada com mais cinco novas mediadoras parceiras.

As nove sessões envolveram mais de 70 pessoas entre partes, familiares, advogados, servidores e mediadores/observadores. "Deste total, apenas sete pessoas participaram da sessão presencialmente (mediação blended/híbrida). Outra constatação é que das avaliações realizadas, 98% deram nota 10, enfatizando a qualidade no atendimento", frisa Luciana Corrêa, dirigente da empresa conveniada. Ela credita essa aprovação ao ambiente virtual, bem orientado, com comunicação eficaz, além de acordos conscientes e responsáveis.

Pelo convênio, a equipe do Serviço de Mediação Familiar é responsável por selecionar os processos e casos a serem mediados e efetuar contato com as partes envolvidas e seus representantes. Já à conveniada cabe oferecer data, indicar mediador e realizar as sessões de mediação familiar, além de confeccionar o acordo e, após finalização, enviá-lo ao Serviço de Mediação Familiar.

Quem precisou participar da audiência aprovou a iniciativa desta parceria. "A mediação é a melhor tratativa na área da família, pois num ambiente informal as partes se sentem melhores amparadas e as chances de um bom acordo aumentam. Na mediação eu e meu cliente fomos bem recepcionados e atendidos, e a conexão estava muito boa", comemora a advogada Juliana Thea Grezzi Neulaender, que participou de uma das sessões.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.