Voltar Parceria garante computadores para jovens assistidos pelo Programa Novos Caminhos

Três entidades da região do Vale do Itapocu que abrigam adolescentes do programa Novos Caminhos foram beneficiadas com 10 computadores. A entrega dos equipamentos ocorreu na tarde desta segunda-feira (31/8), em formato digital, com a participação de várias lideranças.

Duas entidades de Jaraguá do Sul (abrigos institucionais Mônica Maria Franzner Lescowicz e Edith Mary Hermann) vão receber três computadores cada uma. Outros quatro equipamentos serão doados para o Lar da Criança Marcos Valdir Moroso, em Guaramirim. Todos os equipamentos foram doados por quatro empresas jaraguaenses: Adapcon, Malwee, Marisol e WEG.

A desembargadora Rosane Portella Wolff, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), destacou que a ação pode parecer pequena pela quantidade de computadores, mas seu efeito é grandioso: "É um grande desejo estender esta ação para outras regiões de Santa Catarina. O programa Novos Caminhos tem excelentes equipes que podem ajudar nesta questão. Sem dúvida, as quatro empresas parceiras foram essenciais para que chegássemos ao dia de hoje. Agradeço imensamente às empresas e a todos os envolvidos nesta ação."

Mário César de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ressalta que o ato simboliza o entendimento de unir forças em prol dos jovens. "Que iniciativas como esta possam ser cada vez mais replicadas. O Novos Caminhos é um programa exitoso, um belo exemplo para todo o Brasil", expõe.

Oportunidade e qualificação dos jovens foram a tônica do discurso da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Jussara Schittler dos Santos Wandscheer. Em sua explanação, a magistrada frisou que muito já foi feito, mas é preciso fazer muito mais nesse tema que envolve a inclusão digital. "Que estes equipamentos possam servir para qualificar ainda mais estes jovens abrigados", comenta.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Família, Infância e Juventude da comarca de Jaraguá do Sul, ressalta que "é gratificante notar que, diante de tantas incertezas, nós nos deparamos com pessoas e empresas engajadas em fazer com que jovens se aprimorem para enfrentar o mercado de trabalho".

Na opinião do vice-presidente para Assuntos Regionais da Fiesc, Célio Bayer, esta é uma grande ação de inclusão digital dentro dos abrigos vinculados ao programa Novos Caminhos. "Faço aqui o desafio de implantar esse tipo de ação nas demais 16 regionais da Fiesc espalhadas por todo o Estado", incentiva o empresário. As quatro empresas parceiras vão receber um certificado com o selo "Amigo do Programa Novos Caminhos". 

Representante da empresa Malwee, Luciano André Baramarchi informa que a empresa sempre foca em ações voltadas para diminuir a desigualdade social, como é o caso do programa Novos Caminhos. 

Assistente social da comarca de Jaraguá do Sul, Ana Paula Fardin Soares ressalta que o objetivo do programa vai muito além de equipamentos para alcançar valores tão caros como a solidariedade com o próximo. 

Tadeu Sabel, supervisor de Educação e Mercado da Fiesc para o Vale do Itapocu, informa que mais de 900 computadores já foram doados para a inclusão digital de entidades e instituições da região de Jaraguá do Sul. Ele conta que um dos jovens acolhidos também foi responsável pela montagem dos computadores.

Também participaram do evento virtual a diretora do Fórum de Jaraguá do Sul, juíza Graziela Shizuiho Alchini; o promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota; o presidente em exercício da OAB - seccional Jaraguá do Sul, Mário César Felippi Filho; e o secretário municipal de Assistência Social de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira, além de representantes do Sesi/Senai.

O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira para a vida fora dos abrigos.

O programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a AMC e a Fiesc. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/CEIJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.