Voltar Pena centenária para organização criminosa que tentou matar família de concorrente

Após 13 horas de julgamento, o Tribunal do Júri da comarca de Joinville condenou oito jovens pelos crimes de tentativa de homicídio contra um desafeto e membros de sua família, além de organização criminosa. A sessão aconteceu na terça-feira (10/11) e foi presidida pelo juiz Gustavo Henrique Aracheski, titular da Vara do Tribunal do Júri. Atuou como promotor Ricardo Paladino. As penas, somadas, alcançaram 104 anos de reclusão.

O episódio aconteceu no dia 10 de dezembro de 2018, por volta das 22h30min, no bairro Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, quando os oito jovens teriam participado desta ação. Segundo argumentação do Ministério Público (MP), dois deles chefiavam um "QG" (Quartel General) da organização criminosa e receberam autorização para matar um jovem e os demais membros de sua família. O objetivo do grupo era exterminar a concorrência, que consideravam 'ilegal', na comercialização de drogas na região.

Ainda de acordo com o MP, a ação aconteceu na frente da casa da vítima, quando os réus chegaram ao local em veículos e motocicletas e, de pronto, efetuaram diversos disparos contra o rapaz. A vítima fugiu para os fundos da residência. Como não lograram êxito nesta empreitada, começaram a atirar contra a residência, onde estavam a esposa, o filho e o enteado dele. Do total de 18 tiros, dois acertaram a perna da vítima.

Não satisfeitos, alguns dos réus chegaram a entrar na residência. No entanto, com receio de prisão em flagrante, fugiram logo em seguida. As três pessoas dentro da residência não foram atingidas pelos disparos. Conforme o Ministério Público, a motivação foi torpe, pois a organização criminosa não aceitava a ideia de haver pessoas de outra facção com atuação no comércio de drogas na mesma localidade.

Atuaram como advogados de defesa Pedro Wellington Alves da Silva, Rafael Luiz Siewert, André Eduardo Hening, Pedro Fabiano Afonso, Rafael Felício, Indiara Mesquita Marques, Albani Bergamini, Jussara Fernanda de Oliveira, Samuel Cunha, Karthylen Morgana Almeida Ferreira, Alison Fernando Gontarek, Leandro da Rocha Florentino, Ana Paula Piccoli de Almeida Campanharo, Luana Karina Gorisch e Valdir Campanharo (Autos nº 0006509-23.2019.8.24.0038).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.