Voltar PJ encerra roteiro de reuniões virtuais com juízes dos Fóruns Bancário e do Continente

A Presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina encerrou nesta semana o roteiro de reuniões virtuais com os magistrados do 1º grau de jurisdição. Na tarde da última quinta-feira (20/8), a cúpula diretiva esteve reunida, por videoconferência, com juízes do Fórum Distrital do Continente e Fórum Regional Bancário, da comarca da Capital.

O encontro foi mais uma oportunidade de estreitar diálogo com o 1º grau, ouvir e conhecer as demandas, anseios e necessidades relacionadas, por exemplo, a infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição.

O contato também serviu para a Presidência do PJSC detalhar aos juízes as iniciativas da administração, especialmente nas questões de saúde, bem-estar e proteção à vida dos magistrados, servidores e jurisdicionados, bem como as ações de contingenciamento adotadas para manutenção da saúde financeira da instituição.

O presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, em sua fala destacou a competência e também compreensão dos magistrados e servidores que estão dedicados à preservação e continuidade da prestação jurisdicional. "Alcançamos índices de produtividade jamais imaginados - e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) -, o que demonstra que todos estão trabalhando intensamente, mesmo neste momento de excepcionalidade."

Também participaram da reunião o desembargador João Henrique Blasi, 1º vice-presidente do PJSC; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins;  os juízes auxiliares da Presidência Carolina Ranzolin, Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Rafael Germer Condé; o juiz-corregedor Jaber Farah Filho; e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer. Os dirigentes destacaram a importância da troca de informações e ideias promovida, detalharam ações e projetos realizados sob suas atribuições e se colocaram à disposição dos magistrados. 

Além de estreitar a comunicação com os juízes, o encontro também marcou o encerramento do roteiro de visitas virtuais que alcançou todas as regiões e comarcas do Estado. As reuniões começaram presencialmente no final do mês de fevereiro e tornaram-se virtuais por conta da pandemia de Covid-19. A continuidade dos encontros, de modo digital, foi uma ação para fortalecimento do diálogo diretamente relacionada com os três eixos norteadores da administração: informação, integração e inovação. Todos os encontros foram promovidos com a utilização da plataforma PJSC-Conecta.

Considerações dos magistrados:

 

"Ilustre Presidente e demais dirigentes, dirijo-lhes os meus cumprimentos pela condução dos trabalhos neste momento de Pandemia. A comunicação por meio virtual com a cúpula diretiva possibilitou uma participação efetiva para expor dúvidas e sugestões, bem como, propiciou o conhecimento sobre as iniciativas que estão sendo promovidas no momento. Tal proximidade caracteriza uma demonstração de transparência nas atividades jurisdicionais e espelha a excelente gestão do Presidente do Tribunal."

Juiz José Ildefonso Bizatto - diretor do foro e titular da Vara da Família do Fórum Distrital do Continente

 

"A crise sanitária  impingiu a todos uma situação de vulnerabilidade com repercussão na vida, no trabalho e  no tratamento dos processos, de modo que as medidas aproximativas  implementadas pelo Tribunal de Justiça - desde os normativos editados, o  Cejusc enquanto via de solução consensual e  meios tecnológicos, como a videoconferência para a realização de atos processuais - mostraram-se fundamentais para resguardar a saúde dos servidores e a consistência do serviço jurisdicional."

Juiz Marcelo Elias Naschenweng, titular da 1ª Vara Cível do Fórum Distrital do Continente

 

"A proximidade com a Presidência é salutar neste momento extraordinário que enfrentamos e traz a nós, juízes de primeiro grau, um senso de pertença e o sentimento de união em torno das medidas tomadas pela Administração para a superação desta delicada situação que atualmente vivenciamos."

Juiz Fernando Vieira Luz, titular do Juizado Especial Cível do Continente

 

"A forma transparente e cuidadosa - tanto em relação à prestação jurisdicional quanto no que se refere aos cuidados com a saúde dos magistrados e servidores - com que o Presidente do TJ e a Corregedora-Geral estão conduzindo os caminhos do Poder Judiciário neste momento delicado que todos enfrentamos é extremamente louvável e digna de todo reconhecimento. Igualmente, quero agradecer a oportunidade ímpar que tivemos com a manutenção das reuniões do corpo dirigente do TJ com os  magistrados, mesmo que de forma remota, pois representam uma oportunidade para os juízes serem ouvidos em suas sugestões, dúvidas e pleitos."

Juíza Andreia Regis Vaz, respondendo pela 2ª Vara Cível do Fórum Distrital do Continente

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.