Voltar PJSC adota medidas de acessibilidade e inclusão para acolher seu 1º servidor surdo

Nesta segunda-feira (1º/8) o primeiro servidor surdo do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) foi empossado em cerimônia on-line e acessível, com intérprete de Libras e ferramenta de transcrição de áudio em texto, ao lado de 21 novos servidores. O técnico judiciário auxiliar Andrey Eduardo Silva trabalhará no Fórum Universitário da comarca de Blumenau, onde já atuou como estagiário.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva, compartilha que no momento do exame médico admissional foi identificada a necessidade de oferecer transcrição dos encontros virtuais e se possível um intérprete de Libras, o que foi providenciado. Foi uma ação conjunta do programa Integra (https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/programa-integra), que faz o acolhimento dos servidores PCDs, com o Novos Laços (https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/programa-novos-lacos), que faz o acolhimento e a ambientação de todos os novos servidores do PJSC.

“Minha expectativa para os encontros do Novos Laços não poderia ser maior, afinal estou esperando por esse dia há muito tempo, pois a pandemia suspendeu e prorrogou prazos algumas vezes. Desde antes da nomeação fiquei surpreso com o cuidado e a atenção do TJSC em garantir que eu tivesse a mesma experiência dos demais novos servidores”, externa Andrey, que desde que ingressou no curso de Direito da FURB tinha como objetivo profissional tornar-se servidor do Poder Judiciário.

De 1º a 5 de agosto, o programa demonstra aos recém-chegados como o portal do Judiciário catarinense auxilia na atividade cotidiana. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos novos servidores, além de orientá-los no que for necessário para que se sintam parte da instituição. A programação prevê encontros diários, no horário de expediente, com diversas unidades do Tribunal para um bate-papo e esclarecimentos sobre os conteúdos compartilhados a cada dia.

“Durante esta semana usaremos o Teams, que possui ferramenta de transcrição de áudio em texto. Ele já está habituado com a ferramenta e, além desse facilitador, contratamos uma intérprete de Libras que acompanhará todos os encontros virtuais, para o Andrey ter total acessibilidade, tanto pelo intérprete quanto pela transcrição do Teams”, compartilha o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas.

Andrey destaca que, sem dúvidas, será um grande desafio atuar no Poder Judiciário, principalmente por ser o primeiro servidor surdo. “Esse desafio não será só meu, pois atuarei com outros servidores e magistrados, que também estarão passando por essa experiência pela primeira vez. Estou feliz por poder ter a oportunidade de contribuir para o aprimoramento do PJSC, para que se torne cada vez mais acessível”, observa.

Para ele, a posse como servidor não é apenas uma conquista pessoal. “Carrego comigo toda uma comunidade, que constantemente sofre com a falta de acessibilidade, muitas vezes dentro das próprias famílias. Algo que sempre defendi foi o poder que a educação tem de transformar a vida das pessoas. Somente por meio da educação é que eu tive acesso às oportunidades que me trouxeram até aqui. É muito comum na comunidade surda, infelizmente, que as pessoas não enxerguem valor em investir na educação. Se eu puder contribuir com meu próprio exemplo de vida para que essa percepção mude, terei cumprido meu papel social”, compartilha o agora servidor do PJSC.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.