Voltar PJSC amplia validade do Novos Caminhos, que levou quase 900 jovens ao mercado de trabalho

Evento Novos Caminhos

Há sete anos, o jovem Kelvin Goulart chegou a um abrigo, em Blumenau, sem saber como seria o seu futuro. Hoje, aos 20 anos, depois de passar pelo programa Novos Caminhos, iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), ele é formado, tem um emprego e vive sozinho. Nelson Matheus Hübner Frederic, que foi adotado graças ao projeto, também trabalha e cursa pós-graduação. Já João Vitor da Silveira Barreto, de 17 anos, que ainda está abrigado, quer seguir o mesmo caminho.

Durante os nove anos do programa, mais de 5 mil crianças e adolescentes realizaram 11.794 matrículas em cursos profissionalizantes ou de formação. Além disso, 895 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho. A ação é orientada pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ/PJSC), ao lado da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Evento Novos Caminhos

Para comemorar as realizações e dar continuidade à iniciativa, o presidente do Judiciário de SC, desembargador João Henrique Blasi, assinou nesta quarta-feira (31) o Termo Aditivo de Cooperação que prorroga o programa por mais três anos pelas oito entidades parceiras e inclui três novos membros. Agora, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) também integram a iniciativa.

O programa Novos Caminhos atende jovens que estão abrigados porque foram vítimas de violência familiar, foram abandonados ou perderam os pais. “É uma belíssima iniciativa que completa nove anos, e temos a obrigação de dar continuidade e de potencializar. E é isso que estamos fazendo hoje ao agregar outras entidades parceiras. O objetivo é ampliar esse projeto de tanta repercussão social, que dá uma nova perspectiva de vida a milhares de jovens catarinenses”, anotou o dirigente máximo do Judiciário catarinense.

O coordenador da CEIJ, desembargador Sérgio Izidoro Heil, destacou o envolvimento efetivo de mais de 900 profissionais. “Há nove anos, em Chapecó, nós assinávamos um termo entre o PJSC, a Fiesc e a AMC e não tínhamos noção do que iria acontecer. Sabemos que as crianças mais novas são adotadas com mais facilidade e os mais velhos, quando completavam 18 anos, não tinham uma preparação para a vida. Hoje, eles são preparados emocionalmente e profissionalmente em busca de um futuro digno”, comemorou o magistrado.

Mudança de vida

Evento Novos Caminhos

Kelvin Goulart passou cinco anos dentro de um abrigo. Ao conhecer o programa Novos Caminhos, ele aproveitou o máximo a oportunidade e fez quase uma dezena de cursos. Atualmente, formado no curso superior de Tecnologia de Processos Gerenciais, ele tem um emprego de assistente de processamento de notas fiscais de uma multinacional e há dois anos reside sozinho. “O programa foi uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Foram vários cursos no Senai e no Senac e, assim, consegui a minha independência financeira e concluí a minha graduação. Agora, quero fazer um curso de inglês e uma pós-graduação internacional”, revelou o jovem de Blumenau.

Evento Novos Caminhos

A iniciativa também tem a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.