Voltar PJSC capacitará usuários do "Business Intelligence" e incrementará ferramenta em 2021

Os painéis de "Business Intelligence" (BI), implementados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina no final de 2019, destacam-se por proporcionar aos servidores, de forma rápida e intuitiva, dados de diversas áreas do Poder Judiciário. A ferramenta tem auxiliado na gestão das unidades judiciais e resultado em agilidade e eficácia da prestação jurisdicional. Em 2021, o objetivo é preparar os usuários para explorar ainda mais informações e oferecer análises mais avançadas.

Segundo planejamento anual do Núcleo de Estatística e Análise de Dados, da Assessoria de Planejamento, e do Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas e Estatísticas (Numopede), da Corregedoria-Geral da Justiça, a previsão é que a partir de março sejam feitas capacitações com os usuários para aumentar a maturidade analítica. As atividades ocorrerão on-line, por meio de lives e momentos de interação com o público interno. A finalidade é que haja um avanço na capacidade de leitura e interpretação dos dados.

Para o futuro, ainda se vislumbra um incremento com análises mais avançadas. Hoje, o PJSC trabalha com informações descritivas e históricas, com registro de dados de fatos que já ocorreram apresentados em gráficos. "Queremos neste ano dar outro passo importante e disponibilizar também a análise preditiva, ou seja, a possibilidade de olhar adiante e traçar linhas de tendências", explica o assessor de planejamento Sérgio Weber.

Ele diz que os painéis vêm evoluindo de forma gradativa, numa abordagem interativa com os usuários e incrementos periódicos. "Queremos dar aos usuários as melhores ferramentas possíveis, que sejam fidedignas e ajudem quem atua na ponta. Quem se apropria dos dados para gestão normalmente tem uma melhor produtividade e resultados", avalia. Com a coexistência dos sistemas SAJ e eproc, surgiram alguns novos desafios para a parte estatística. Qualquer discrepância ou distorções identificadas entre os dados, solicita o assessor, devem ser informadas o mais rápido possível para que sejam corrigidas.
 
Acesso democrático

Os painéis de BI podem ser acessados por todas as unidades judiciais de 1º e 2º graus. Neles os temas estão concentrados em quatro blocos principais: movimentação processual, que indica as entradas, as saídas e o acervo processual; produtividade, com atos ordinatórios e julgamentos; força de trabalho, onde estão dados de magistrados, servidores, estagiários, residentes e bolsistas; e orçamento, com execução orçamentária. A visualização ocorre por meio de painéis gráficos, onde as cores, formas e tamanhos facilitam a interpretação dos dados. 

Desde o início do projeto, a ideia é oferecer uma ferramenta democrática. Compromisso ratificado pela atual gestão, que tem como um dos eixos de atuação a informação. "Quanto mais dados, mais informação, mais conhecimento e maior capacidade de ação", reforça Sérgio.

Para usar a ferramenta, basta entrar no Portal do Magistrado, na opção "Análise de dados (BI)", ou diretamente pelo link https://app.powerbi.com/groups/me/apps. As credenciais de acesso são de uso institucional e compartilhadas entre os membros das unidades. No 1º grau, foram criadas contas específicas para cada vara. "Uma mesma conta pode ser utilizada simultaneamente entre magistrados, servidores e demais cooperadores da unidade".  No 2º grau, o acesso acontece por meio da conta institucional do gabinete utilizada para o sistema de Workflow, no padrão wgab<nome_magistrado>@tjsc.jus.br.

Em caso de dúvidas no acesso, basta contatar o Núcleo de Estatística e Análise de Dados pelo endereço escritorio.dados@tjsc.jus.br

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.