PJSC conclui análises ergonômicas em mais de 1.700 postos de trabalho na Grande Florianópolis - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Ação da DSQV promove ambientes mais seguros e saudáveis
Para promover mais segurança e bem-estar aos colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) concluiu neste mês de julho as análises ergonômicas das unidades que integram a Grande Florianópolis. Coordenada pela Seção de Ergonomia, a ação tem como objetivo proporcionar ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e adequados às atividades desempenhadas pelos colaboradores da Justiça catarinense. Foram 1.785 postos de trabalho avaliados.
"A ergonomia é uma ferramenta essencial para garantir qualidade de vida no ambiente de trabalho. A conclusão dessa etapa representa um avanço significativo na política de saúde ocupacional do PJSC. Nosso objetivo é garantir que cada servidor tenha um ambiente de trabalho seguro, saudável e adaptado às suas necessidades”, anotou a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt.
Na Grande Florianópolis, além das unidades do Tribunal de Justiça (TJSC), foram contempladas as comarcas da Capital, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José. Entre os locais avaliados estão a sede do Tribunal de Justiça (876), a Unidade Presidente Coutinho (225), o Fórum de São José (130) e os Fóruns da comarca da Capital (403). As comarcas de Palhoça (89), Biguaçu (38) e Santo Amaro da Imperatriz (24) fecham a lista.
As análises ergonômicas são fundamentais para identificar e propor melhorias nos ambientes laborais, o que contribui para a prevenção de doenças ocupacionais e a promoção de condições adequadas de trabalho. O trabalho foi conduzido por equipe técnica especializada, contratada pelo PJSC, com foco na personalização das recomendações conforme as especificidades de cada setor. A iniciativa integra a política institucional de prevenção de riscos ocupacionais e valorização da saúde no trabalho.
"Esse trabalho é fruto de um esforço técnico contínuo e colaborativo. A próxima etapa do cronograma prevê a continuidade das avaliações nas demais regiões do Estado, reforçando o compromisso com a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. Atualmente, as comarcas do Litoral Norte e do Planalto Norte estão recebendo as visitas dos ergonomistas", disse Vanessa Zomer Fenili, chefe da Seção de Ergonomia. Posteriormente, as comarcas do Vale do Rio do Peixe serão as contempladas.