Voltar PJSC disponibiliza programa de educação financeira para promover o bem-estar pessoal

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) criou o programa de educação financeira por meio das diretorias de Gestão de Pessoas (DGP) e Orçamento e Finanças (DOF). O objetivo é desenvolver ações de conscientização e aprendizagem que contribuam para a gestão das finanças e o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores. Para o gerente do projeto e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva, a saúde financeira é tão importante quanto a saúde física, mental e emocional.

A tranquilidade monetária compreende ter o controle, na ponta do lápis, de suas receitas e despesas. Os que se dedicam a essa área têm necessariamente duas características: gastam menos do que ganham e mantêm reserva de emergência. "A educação financeira é um tema muito importante para todos, pois dificuldades monetárias, muitas vezes resultantes da falta de conhecimento sobre o assunto, podem impactar tanto na vida pessoal quanto profissional e gerar riscos à saúde. Temos convicção de que o programa poderá contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores do PJSC", afirma o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas.

A educação financeira é amparada em quatro pilares: planejamento, controle, economia e investimento. Assim, a aplicação desses fundamentos permite utilizar informações, com inteligência e bom senso, na hora de gastar, investir, programar despesas e planejar o futuro. Diante dos conceitos destacados, o Judiciário catarinense oferece e sugere conteúdos por meio de cursos, vídeos, livros, dicas e toques financeiros que orientam sobre como planejar e controlar finanças pessoais, poupar e investir.

Para saber como estão as finanças, a elaboração de um orçamento familiar é fundamental. O primeiro passo é identificar e anotar todas as suas fontes de renda. Aqui é importante considerar os rendimentos líquidos, aquilo que efetivamente está à disposição. Em segundo lugar é hora de identificar todas as suas despesas. Para tanto, basta anotar todos os gastos, desde os maiores - como financiamento habitacional, aluguel e educação -; até os menores - como mercado, padaria, farmácia entre outros.

Identificadas as despesas, elas podem ser classificadas em fixas e essenciais (que se repetem todo mês, sem nossa opção de escolha, como prestação do imóvel, água e luz) e cariáveis ou facultativas (decorrentes de nossas escolhas, como vestuário, lazer, viagens entre outros). "Embora esteja intensamente presente no cotidiano das pessoas, devido às heranças culturais as pessoas evitam falar de dinheiro. Algumas tratam o assunto como tabu. Todavia, o planejamento e controle financeiro e o conhecimento acerca de investimentos e gerenciamento de dívidas são essenciais para o alcance e manutenção da qualidade de vida das pessoas. Desse modo, o projeto objetiva, de forma pragmática, quebrar esse paradigma e disseminar conhecimento e práticas sobre finanças pessoais, com o fim de melhorar a vida das pessoas no curto, médio e longo prazo", destaca o diretor de Orçamento e Finanças do PJSC, Eduardo Cardoso Silva. "Cuidar das pessoas que trabalham conosco é primordial para garantir o bem-estar pessoal e profissional e preservar a qualidade de vida de todos. Este programa surge como uma formidável iniciativa para apoiar os colaboradores do Poder Judiciário a organizar a vida financeira própria e de suas famílias, além de propiciar aprendizagem sobre as formas mais eficazes de planejar, controlar e investir", acrescenta o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Giorgio Ferri.

Para ter mais informações, acesse o endereço eletrônico do programa e a primeira dica financeira.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.