PJSC e CNJ promovem campanha de sustentabilidade para um futuro responsável - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar PJSC e CNJ promovem campanha de sustentabilidade para um futuro responsável

Postagens nas redes sociais destacam ações práticas adotadas pela Justiça em prol do futuro do planeta

30 Janeiro 2025 | 15h33min
  • Meio Ambiente

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforça seu compromisso com o futuro do planeta por meio da campanha “Sustentabilidade. O futuro a gente faz agora”. Nas próximos semanas, as redes sociais do TJSC (Instagram e Facebook) compartilharão conteúdos em linguagem acessível sobre o conceito ESG (ambiental, social e governança), apresentando exemplos concretos de como o Poder Judiciário está atuando em prol da sustentabilidade.

“Os eventos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul e os incêndios em várias partes do país, mostram que não podemos mais adiar ações sustentáveis. Os tribunais, por sua estrutura e alcance, têm o potencial de influenciar positivamente, ajudando o meio ambiente e otimizando custos operacionais no médio e longo prazo”, afirma Pierry Santos Gonçalves, da Secretaria de Gestão Socioambiental do PJSC.

Entre as principais ações do PJSC, destacam-se os critérios de boa governança nas contratações e a implementação de programas inovadores, como o credenciamento de associações e cooperativas de catadores para a coleta de recicláveis, que tornou o TJSC o primeiro tribunal estadual a remunerar esse serviço. 

Novos contratos também foram firmados para garantir a destinação ambientalmente adequada de bens apreendidos, materiais inservíveis e documentos sigilosos. Outra novidade é o programa de descarte correto de cápsulas de café, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Infraestrutura (DIE).

Com os olhos voltados para o futuro, o PJSC prevê para 2025 a capacitação da Comissão de Gestão Socioambiental no programa Justiça Carbono Zero, regulamentado pela Resolução CNJ 594/2024. O curso permitirá a elaboração de um plano de descarbonização que inclui a criação de um inventário de emissões de gases do efeito estufa e a implementação de estratégias para reduzir e compensar emissões remanescentes.

“O Tribunal reforça seu papel como agente de mudança ao unir esforços em prol da sustentabilidade, demonstrando que pequenas ações geram grandes impactos para o meio ambiente e para as próximas gerações”, pontua a juíza Maira Salete Meneghetti, presidente da Comissão de Gestão Socioambiental. Confira as ações nas redes sociais do TJSC.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080