Voltar PJSC e JF do Rio de Janeiro compartilham experiências sobre o Juízo 100% Digital

Magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina e da Justiça Federal do Rio de Janeiro estiveram reunidos no último dia 2 de junho, por videoconferência, para compartilhar as experiências decorrentes da implementação do Juízo 100% Digital, regulamentado pela Resolução CNJ n. 345, de 9 de setembro de 2020.

Na oportunidade, os juízes André Alexandre Happke e Juliano Serpa, titulares, respectivamente, do 1º e do 2º Juizados Especiais Cíveis da comarca de Chapecó, assim como os servidores destas duas unidades contempladas no projeto piloto do PJSC, puderam apresentar aspectos vivenciados com as mudanças proporcionadas pelo Juízo 100% Digital, que bem dialogam com o atual momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19, a demandar distanciamento social e atuação remota.

A reunião também contou com as presenças da juíza auxiliar Carolina Ranzolin Nerbass, do Núcleo Administrativo da Presidência, e do juiz-corregedor Silvio José Franco, do Núcleo II da Corregedoria-Geral da Justiça, os quais conduziram os estudos afetos ao normativo interno do Juízo 100% Digital, a Resolução Conjunta GP/CGJ n. 29, de 11 de dezembro de 2020, cujos principais pontos de atenção foram destacados aos participantes.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro, por sua vez, igualmente compartilhou as particularidades referentes à mudança de paradigma trazida pelo normativo do Conselho Nacional de Justiça, incorporado no primeiro grau da 2ª Região pela Resolução n. TRF2-RSP-2020/00059, de 18 de dezembro de 2020. Dentre os representantes, encontravam-se a juíza federal Andréa Esmeraldo, magistrada auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, e a juíza federal Marcella Araújo da Nova Brandão, vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

"A integral virtualização dos atos processuais, ao tempo que se traduz em importante avanço no âmbito da jurisdição em razão da celeridade conferida, igualmente demanda estudos sobre a sua forma de implementação e evolução, considerados os desafios por vezes constatados na prática. A troca de conhecimentos entre as Justiças Federal e Estadual representa, nesse passo, uma importante oportunidade para o lançamento de novos olhares e vivências sobre o tema", destacou o juiz Silvio Franco.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.