Voltar PJSC lança programa para juízes e servidores colaborarem com outras unidades judiciais

De forma pioneira, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) propôs à Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina a criação do Programa Fortalece: Força de Trabalho como Alicerce de Cooperação. A iniciativa tem como objetivo angariar e organizar força de trabalho, composta de magistrados e servidores que demonstrarem interesse em atuar de forma colaborativa e gratuita em outras unidades judiciais, a fim de promover o impulso processual.

O Programa Fortalece foi pensado em razão do atual cenário de distanciamento social, decorrente da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), e das consequentes mudanças ocorridas na rotina das atividades do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), com destaque para determinadas funções que, por sua natureza, mesmo em regime de home office, tiveram seu ritmo reduzido. "Diante disso, será aberto aos servidores e magistrados um canal para que todos possam, de forma espontânea e solidária, exercer suas atividades também em outras unidades judiciais que apresentem alta demanda ou maior concentração de trabalho", ressalta a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins.

Inicialmente, foram identificadas oportunidades de trabalho colaborativo nas contadorias dos juízos. Em caráter experimental, o Núcleo II e a Assessoria de Custas da CGJ entraram em contato com os servidores das contadorias de todo o Estado e os consultaram sobre a possibilidade de atuarem voluntariamente na realização de cálculos em processos de outras unidades judiciais em situação de acúmulo de trabalho, em razão, principalmente, do número reduzido de servidores que possuem habilidades técnicas para a realização dessa atividade.

Após a consulta, 11 contadores colocaram-se à disposição para colaborar em outras unidades realizando cálculo de custas finais. A força de trabalho foi coordenada e direcionada às unidades judiciais aptas a receberem o auxílio, com cronograma de trabalho e orientações específicas de atuação. Foram realizados 2.636 cálculos até 5 de maio de 2020.

A experiência foi bem-sucedida e abriu caminho para que outras atividades possam ser realizadas por servidores e magistrados de comarcas distintas, em regime de trabalho colaborativo, nos termos da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 8, de 5 de maio de 2020. "Inscreva-se no Programa Fortalece por meio do formulário de inscrição e faça parte da história do PJSC na busca pela justiça efetiva, mais célere e eficiente", convida o juiz-corregedor Silvio José Franco, responsável pelo Núcleo II da CGJ e idealizador do programa.

Mais informações na página do Programa Fortalece.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.