Voltar PJSC reconhece o trabalho dos TSIs, atualiza a carreira e investe em aperfeiçoamento

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) redefiniu a função de técnico de suporte em informática (TSI) por meio da Resolução GP n. 8, de 24 de fevereiro de 2021. A nova norma, que institui o serviço de suporte de tecnologia da informação e comunicação, traz uma série de inovações e atualizações.

A primeira delas é a criação de dois níveis de atendimento. O primeiro auxilia na organização do suporte conforme o status, e o segundo leva em consideração a complexidade da solicitação. A resolução também atualizou as atribuições e atividades exercidas pelos TSIs. Agora, o novo regramento permite o reconhecimento de diversas incumbências esparsas que, mesmo já desenvolvidas, não figuravam na resolução anterior. Além disso, a possibilidade de suporte remoto com detalhamento de inúmeras atividades passíveis de serem realizadas a distância passa a ser prevista entre outras inovações.

Para promover a formação continuada dos técnicos de suporte em informática, o Judiciário catarinense também contemplou esse tópico na nova resolução. Destaque para o fomento na oferta de cursos de capacitação, nivelamento e atualização sobre os conhecimentos técnicos necessários ao desempenho satisfatório da função. A resolução também definiu que tal responsabilidade será exercida de forma conjunta entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial. Essa parceria tem gerado bons resultados, como pode ser visto no primeiro curso EaD de formação básica de TSI.

"Entendendo a importância dos técnicos de suporte em informática para o serviço jurisdicional, a DTI tem trabalhado na busca de alternativas para tornar o exercício da função mais efetivo, reconhecido e apoiado. É importante ressaltar também a excelente qualificação do suporte prestado por eles, para que magistrados e servidores se sintam tranquilos em solicitar o auxílio sempre que precisarem de orientação relativa ao tema de tecnologia da informação", ressalta a assessora técnica da DTI Juliana Pasinato.

O avanço obtido com o novo regramento é um marco no reconhecimento da importância da função de TSI para o Judiciário catarinense e da necessidade de atualização periódica das atividades técnicas desenvolvidas pelas equipes de suporte, presenciais ou remotas.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.