Voltar PJSC regulamenta sua política de gestão voltada à memória institucional

Ouça o nosso boletim

Foi aprovada, na sessão administrativa do Órgão Especial de ontem (20/7), a minuta de resolução que institui a política de gestão de memória no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

A criação de política institucional voltada à memória é exigência do Conselho Nacional de Justiça, a partir de diretrizes fixadas pela Resolução n. 324, de 30 de junho de 2020, editada pelo próprio órgão.

A matéria sempre teve atenção especial por parte do TJSC, tanto que já no início da década de 1990 foi criado o Museu do Judiciário Catarinense, que se destaca pela promoção continuada de exposições permanentes, temporárias e itinerantes, oferecidas aos públicos interno e externo.

O Poder Judiciário catarinense conta ainda com os seguintes espaços de preservação: a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros e as bibliotecas setoriais, o Arquivo Central do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e o Portal da Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A fixação de política institucional tem como propósito incrementar o tratamento da memória no Poder Judiciário catarinense, reforçando a atividade da Comissão de Gestão de Memória, que passa a ter a atribuição expressa de implementar e coordenar as atividades relacionadas à consecução dos objetivos fixados na norma.

A apreciação da minuta no Órgão Especial foi precedida por explanação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, e contou com as considerações da desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória, que destacou aspectos importantes acerca do trabalho já desenvolvido pela comissão em prol da memória da instituição. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.