Voltar PJSC ressalta a importância da memória no Dia Internacional dos Arquivos

No Dia Internacional dos Arquivos, comemorado hoje (9/6), o Poder Judiciário Catarinense ressalta a importância de se conservar toda documentação que tramita no âmbito da Justiça, seja ela de ordem administrativa ou judicial. Destaque para o Arquivo Central da Justiça catarinense. Com mais de 8 mil metros quadrados, ele é um guardião da história de toda a sociedade catarinense, mantendo conservados milhões de documentos. Os administrativos dão conta da história e do funcionamento das comarcas e do Tribunal de Justiça catarinense e os judiciais, além de refletirem o trabalho empreendido no Poder Judiciário, resguardam parcelas significativas da história dos catarinenses e do Estado de Santa Catarina.

De acordo com Marcos Rodolfo da Silva, chefe da Divisão de Arquivo, são esses registros preservados pelo Arquivo Central do PJSC que tornam possíveis, principalmente, a realização de importantes pesquisas acadêmicas e genealógicas. Por tudo isso, o Poder Judiciário, através da Comissão de Gestão da Memória do PJSC, presidida pela desembargadora Haidée Denise Grin, reconhece a importância de seu Arquivo Central, dos documentos nele preservados, das pesquisas que foram e ainda serão realizadas e, por fazer parte de um todo muito maior, celebra o Dia Internacional dos Arquivos.

A data é uma homenagem ao dia em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou o Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), em 1948. As comemorações servem para conscientizar a população a respeito da importância dos arquivos para a preservação da memória das sociedades. Os arquivos permitem que os cidadãos conheçam melhor as estruturas organizacionais das instituições porque resguardam fontes primárias de informação, fontes essas essenciais na constituição e preservação de identidades culturais e manutenção de direitos da sociedade.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.