Voltar Planejamento Estratégico contempla princípio de "mais bytes e menos tijolos" no PJSC

"Mais bytes, menos tijolos". Adotada como um lema na gestão do presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, esta premissa também se reflete no Planejamento Estratégico 2021-2026. Adequar a infraestrutura à nova dinâmica processual e operacional é um dos objetivos traçados para os próximos seis anos. A meta considera que fatores como a eliminação dos processos físicos, a ampliação do trabalho não presencial, a regionalização de demandas judiciais, a redistribuição do trabalho jurisdicional e a cooperação entre unidades judiciárias, somadas às mudanças na forma e na velocidade de criação de novas unidades, reclamam atenção quanto ao planejamento de ações de médio e longo prazo.

A adoção de regimes de trabalho remotos (home office e  teletrabalho) e outros conceitos, como os espaços de trabalho compartilhados (coworking), já tem reflexos nas atividades realizadas no PJSC. "O objeto trata sobre traduzir uma arquitetura tradicional para algo mais moderno, dinâmico, com a tecnologia da informação agindo fortemente nas ações de trabalho, modificando profundamente as atividades jurisdicional e operacional", aponta o diretor de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Judiciário catarinense, Everton William Tischer. 

Hoje, explica o diretor, todos os projetos concebidos já consideram percentuais de trabalhadores que não têm postos de trabalho fixos na edificação. A nova cultura organizacional, destaca Tischer, também é marcada por espaços multiúso. Um salão do júri, por exemplo, pode servir para a realização de mutirões de conciliação, como sala de justiça restaurativa ou para a tomada de depoimentos especiais entre outras finalidades. "Isso tudo conduz à racionalização do espaço. Prédios menores, com mais espaços multiúso. O princípio de menos tijolos está vinculado à condição de termos espaços com múltiplos usos", acrescenta o diretor. 

O Planejamento Estratégico também considera que parte das atuais edificações do PJSC ainda requer intervenções com vistas, por exemplo, no cumprimento das normas de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios. Assim, a adequação contemplada no objetivo também engloba ações de melhoria essenciais à dinâmica processual e operacional vigente.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.