Voltar Pleno elege desembargador Fernando Carioni para o cargo de juiz efetivo do TRE/SC

O Tribunal Pleno, em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (11/12), elegeu o desembargador Fernando Carioni para o cargo de juiz efetivo, categoria Desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Ele assumirá no lugar do desembargador Cid Goulart, que encerrará em março de 2020 seu mandato.

O desembargador Fernando Carioni venceu o pleito - no segundo turno - com 49 votos contra 35 obtidos pela desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta. Também participaram da eleição os desembargadores Marcus Tulio Sartorato, Sônia Maria Schmitz, Tulio Pinheiro e Stanley da Silva Braga.

O TRE/SC promove na tarde de hoje (11/12), às 17h, a eleição para a escolha do novo presidente da Corte. Em seu discurso após ser eleito, o desembargador Carioni disse que vai pedir, minutos antes do início da sessão de hoje do TRE, que os juízes eleitorais elejam à presidência o desembargador Jaime Ramos - hoje vice-presidente e corregedor. "Gostaria de reafirmar a minha disponibilidade de cumprir integralmente com o meu dever junto à Justiça Eleitoral, bem como contribuir para dar continuidade ao trabalho de excelência realizado pelo TRE, que possui grande prestígio em nível nacional", frisou.

Currículo - desembargador Fernando Carioni

Natural de Florianópolis, Fernando Carioni é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. De 1981 até 2002 exerceu a advocacia e diversas atividades relacionadas com a área jurídica. Na OAB/SC foi membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro estadual em diversos biênios, e eleito presidente da entidade com mandato de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 1997. Além de ocupar o cargo de conselheiro federal da OAB, foi presidente dessa mesma entidade e membro efetivo da Comissão Nacional de Direitos Humanos. Integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, como juiz substituto, no biênio de 1996 até 1998, tendo participado de 59 sessões ordinárias do Pleno. Em 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em vaga destinada ao quinto constitucional. Desde a posse no TJSC é integrante da 3ª Câmara Cível, além de ocupar assento no Órgão Especial do TJSC.

Imagens: Sandra de Araújo
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.