Voltar PNC faz balanço positivo e traça metas para impactar ainda mais vida de jovens acolhidos

Ouça o nosso boletim

Em busca do alinhamento de suas ações para impactar ainda mais positivamente a vida de jovens que vivem em programas de acolhimento no Estado, o programa Novos Caminhos realizou neste mês um encontro virtual que reuniu cerca de 150 pessoas diretamente ligadas à iniciativa conjunta do TJSC, FIESC e AMC, em cooperação com entidades públicas e privadas.

Atualmente, Santa Catarina tem cerca de 1.000 crianças e adolescentes em situação de acolhimento, a partir dos seis anos, aptos a participar de alguma das oportunidades oferecidas pelo programa Novos Caminhos.

“É fundamental alinharmos as ações para que façamos realmente a diferença na vida de nossos jovens”, ressalta Rosana Baron Zimmer Mendes, gerente de Responsabilidade Social da FIESC. Na oportunidade, além do balanço das atividades já desenvolvidas neste ano e da projeção para 2023, foram repassadas orientações, listados os eventos promovidos e discutidos aspectos ligados a novas parcerias para fortalecimento do programa.

De janeiro até maio de 2022, conforme dados apresentados no encontro, foram registradas 128 matrículas nos cursos ofertados pela FIESC - 117 do Senai, 11 do Sesi, e 93 da Fecomércio. Isso demonstra, segundo os técnicos envolvidos, que os investimentos em educação dos jovens estão em constante crescimento e apresentam resultados extremamente positivos.

No momento, 105 empresas estão envolvidas com o Novos Caminhos e auxiliam, também, na absorção dos talentos lapidados no ensino profissionalizante oferecido aos adolescentes. “Isso proporcionou a contratação de 169 jovens: 21 deles em contratos de estágio, 129 de aprendizagem e 19 efetivos”, comemora Sílvia Poconé Ettinger, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJSC.

Além dos cursos profissionalizantes, os acolhidos recebem atendimentos e orientações voltados a saúde. “Dentro do projeto ‘Saudável’ foram realizados acompanhamentos odontológicos e psicológicos, inclusive através de palestras com enfermeiros e fonoaudiólogos, além de oficinas de nutrição e saúde mental”, conclui Fernanda de Paula Colombo, também da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJSC.

Durante o bate-papo, que durou mais de duas horas, estiveram presentes representantes da coordenação estadual, interlocutores das comarcas por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e representantes dos serviços de acolhimento, da Associação dos Magistrados Catarinenses, das regionais da FIESC (Sesi/Senai) e da Fecomércio (Senac).

Novos Caminhos pelo Estado

No norte do Estado, 23 jovens/adolescentes abrigados em casas de acolhimento de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul, na faixa etária de 14 a 18 anos, encerraram a primeira turma de 2022 do curso de capacitação profissional na unidade da FIESC - Regional Norte/Nordeste. A cerimônia solene de formatura com entrega dos certificados está marcada para novembro.

A formação foi constituída por 20 horas de desenvolvimento em montagem de currículo, preparação para entrevistas de emprego, práticas e dinâmicas, alinhando os primeiros passos na iniciação ao mercado de trabalho. “Também incluímos atividades Maker, em que os estudantes resolveram problemas do dia a dia e apresentaram soluções rápidas. Dessa forma, treinaram a apresentação de projetos que as empresas solicitam muitas vezes nos estudos de casos práticos, nas entrevistas de emprego. A nossa sensação é de êxito, conseguimos colaborar para a preparação deles para o momento em que precisam deixar os abrigos e ser independentes”, enfatiza Simone Brandão, interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC - Regional Norte/ Nordeste.

Pensamento compartilhado pela interlocutora do Poder Judiciário na comarca de Joinville, assistente social Julia Cristina Vincenzi. “Essa parceria entre o Poder Judiciário e entidades públicas e privadas oportuniza a qualificação dos jovens/adolescentes para o momento do desacolhimento (após os 18 anos), buscando sua autonomia e independência financeira. E esse curso permitiu a eles um olhar mais esperançoso para o futuro”, conclui.

Nas regiões do Meio-Oeste e Serra catarinense, um grupo de 36 adolescentes encerrou a primeira etapa de capacitações oferecidas pelo programa Novos Caminhos em 2022. Ao todo, no primeiro semestre, foram oito cursos e oficinas executados pela FIESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Junior Achievement.

A oportunidade de capacitação aconteceu nos municípios de Caçador, Videira, Canoinhas e Curitibanos. Os 16 encontros tiveram como foco assuntos relacionados a Projeto de Vida, Comunicação e Marketing, Laboratório de Ideias, Empreendedorismo Digital e Postura Profissional, além dos cursos Aprender pra Quê, Conectado com o Amanhã e Travessia.

Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC, Suelen Kool diz que todos tiveram o intuito de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes. “Buscamos potencializar a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade”. Suelen conta, ainda, que 15 adolescentes na regional estão em acompanhamento psicológico com foco em empoderamento dos jovens. “Esta oportunidade tem sido de grande importância para os adolescentes”, garante.

Sobre o programa

Atualmente, integram o programa, além do Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a FIESC, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.