Voltar Poder Judiciário catarinense inova para driblar Covid e forma TSIs na modalidade EaD

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) driblou os obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19 e inovou mais uma vez. Pela primeira vez na história, a Justiça catarinense formou técnicos de suporte em informática (TSIs) na modalidade ensino a distância (EaD). A missão reuniu as Diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Infraestrutura (DIE), sob a orientação da Academia Judicial (AJ).

Foram aprovados no curso de formação básica TSI -  Módulo I 39 servidores de diferentes comarcas do Estado, entre 45 inscritos. A formação ocorreu pelo ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) da AJ, no período de 22 de fevereiro a 4 de abril de 2021.

A chefe da Seção de EaD da AJ, Tharcilla Richard Bayer, explica que esse curso antes da pandemia era oferecido de forma presencial e em parceria com o Senai. Agora, no formato a distância, foi uma grande economia. "O maior desafio foi conseguir oferecer o módulo 1 em fevereiro, uma vez que iniciamos o projeto em dezembro de 2020. Mas a parceria com a DTI foi muito frutífera e ambos, conteudista e toda a equipe de apoio, estavam muito comprometidos", anotou.

Tharcilla explicou ainda que o curso de formação básica TSI - Módulo II, cujo conteúdo é complementar ao módulo 1, será oferecido no mês de maio. E para o 2º semestre a AJ disponibilizará o curso avançado. Assim, o ano de 2021 terminará com a capacitação completa e 100% a distância. Aliás, a previsão é de que a AJ ofereça mais de cem cursos remotos neste ano.

O conteudista Nemo de Souza destacou que a qualificação desses servidores é o resultado de um grande esforço coletivo para sanar uma demanda na formação de TSIs. "Acreditamos que essa experiência dê início a um ciclo contínuo de formação e de atualização dos TSIs do Judiciário catarinense. Porque quanto mais dependemos da tecnologia para a realização de ações e processos, mais demandas de suporte aparecerão e mais precisaremos de TSIs qualificados para solucioná-las", observou.

Para a TSI Camile Meneghel, da comarca de Itapiranga, o curso veio para agregar mais conhecimento às atividades desenvolvidas. "A capacitação, embora realizada na modalidade a distância, contou, além do material teórico, com vídeos explicativos que favoreceram o aprendizado e a fixação do conteúdo repassado. Tenho muito a aprender, mas com esforço e dedicação conseguirei vencer esse novo desafio e desempenhar as atividades inerentes à função de TSI", comentou.

Já o TSI Maurício Walter Salles, da comarca de Xanxerê, contou que foi e está sendo uma experiência ímpar. "Reforço que, ao proporcionar o treinamento planejado e executado por um servidor do TJSC, a instituição fortalece os vínculos corporativos entre seus servidores. A comunicação é ágil e objetiva. O uso da internet como meio docente proporciona ao discente conforto e adequação ao seu ritmo pessoal de estudos. Parabéns a toda a equipe envolvida no treinamento: juntos seremos sempre melhores!"

As vantagens do EaD

Para os alunos:

Autonomia para definir seu ritmo de aprendizagem dentro do cronograma;

Flexibilidade de horários, pois o aluno escolhe o horário em que deseja estudar o material;

A comodidade de não precisar se deslocar para realizar toda a formação (antigamente os cursos eram realizados na Capital, durante um tempo considerável).

Para a instituição:

Diminuição de custos com a abertura mais frequente de turmas de formação e para um número maior de participantes;

Possibilidade de ter seu corpo de TSIs qualificado sem se afastar de suas atividades, pois antes muitos servidores não conseguiam dispensa em razão da elevada demanda de trabalho, principalmente no 1º grau.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.