Voltar Poder Judiciário de SC anuncia avanço com intérprete de Libras para sessões do TJ

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, anunciou nesta manhã (19/10), durante sessão do Órgão Especial, que muito em breve as sessões de julgamento do TJ passarão a dispor de tradução em libras. A administração, acrescentou, ultima estudos para lançar processo licitatório neste sentido e assim ampliar a acessibilidade ao cidadão. 

A informação foi muito bem recebida por professores e alunos do curso de bacharelado em Letras – Libras, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em visita ao Museu do Judiciário, que também acompanhavam a sessão do Órgão Especial. 

Os futuros intérpretes e tradutores de Libras, alunos da 8ª fase do curso, vieram até a sede do Judiciário catarinense por iniciativa da disciplina de Laboratório de Interpretação III – Contextos Jurídicos.

Acompanhados pelos professores Rodrigo Custódio, coordenador do curso; Silvana Aguiar dos Santos e Aline de Sousa, titulares da matéria, os acadêmicos foram recepcionados pelo servidor Rodrigo Lima, coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) do TJ, órgão ligado ao Gabinete da Presidência.


 

“Sejam bem vindos. Nosso tribunal está aberto para todos”, garantiu Rodrigo, ao saudar os convidados. Ele também afirmou que a instituição está “sedenta” por parcerias que possam resultar em maior inclusão dos diversos segmentos da sociedade.

A professora Silvana, que pela primeira vez trouxe seus alunos do Bacharelato em Letras - Libras para conhecer o TJ, lembra que através do programa de extensão TILSJUR (Tradutores e intérpretes de línguas de sinais em contextos jurídicos) da UFSC por ela coordenada – que reúne alunos da graduação em Letras Libras e da Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET UFSC – foi possível estabelecer contato anterior com o Judiciário catarinense e viabilizar, em 2017, a tradução completa do português para a Libras da Cartilha sobre Violência Doméstica, inclusive da parte de perguntas e respostas. 

A sessão do Órgão Especial contou ainda com a presença de estudante do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá – Campus São José, das 7ª, 8ª, 9ª e 10ª fase.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.