Voltar Poder Judiciário prestigia Sessão Magna em comemoração aos 88 anos da OAB catarinense

A seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) realizou, na noite desta quinta-feira (21/1), Sessão Magna para comemorar os 88 anos de fundação da instituição em Santa Catarina. O Poder Judiciário participou da solenidade, tanto presencialmente quanto por videoconferência, sendo representado pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, no exercício da presidência; pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler; pelo primeiro vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi; e pelo ouvidor do PJSC, desembargador Osmar Nunes Júnior.

O ministro Jorge Mussi falou em nome da Justiça catarinense e brasileira, por meio de videoconferência. Em seu discurso, o magistrado destacou o modo "combativo e aguerrido" de atuação da instituição na defesa das prerrogativas dos advogados e das liberdades civis e democráticas. 

Para o presidente em exercício do STJ, a atuação da OAB na representação da sociedade civil e na preservação das relações institucionais, de forma independente e harmônica, é um elemento de vital importância ao funcionamento da República. "A Ordem, ultrapassando sua dimensão de representação de classe, desponta como verdadeira guardiã da sociedade, revelando sua altivez e excelência através do trabalho incansável de todos os advogados na proteção dos direitos e das garantias fundamentais da pessoa humana", ressaltou.

O desembargador Ricardo Roesler, que esteve presencialmente na sessão junto com os desembargadores Blasi e Osmar Nunes, destacou a importância da OAB como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, imprescindível para o bom atendimento de toda a comunidade e para a garantia da observância dos mais importantes princípios constitucionais. "É notório o desempenho desse papel pelos advogados catarinenses, sempre muito bem representados por suas diretorias, dentre as quais hoje temos muitas homenagens. E essa jornada de 88 anos é marcada por uma ótima relação da instituição com o Poder Judiciário catarinense, com quem sempre houve diálogo aberto e parcerias para o melhor atendimento da população, o que é permeado por respeito mútuo e admiração. Assim, e pela belíssima história construída até aqui, é que parabenizo a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina, por mais esse aniversário, certo de que ainda há muitos capítulos a serem escritos nos anos vindouros", frisou.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, também enalteceu a parceria e o bom diálogo com a Justiça catarinense. "O respeito à advocacia é uma marca de vossa excelência", assinalou, em referência ao presidente Ricardo Roesler. Horn destacou as conquistas alcançadas com a atual gestão do PJSC em favor da advocacia catarinense, como a criação do Comitê Interinstitucional de enfrentamento das questões relacionadas à pandemia; a disponibilização de ferramentas tecnológicas para garantir pleno acesso à Justiça; a possibilidade de sustentação oral por videoconferência; a criação das centrais de atendimento aos advogados; e a expedição dos alvarás judiciais.

O membro honorário vitalício da OAB/SC e ex-presidente do TJSC, João José Ramos Schaefer, também foi homenageado e falou em nome de todos os ex-presidentes da seccional. "Me emocionei ao chegar aqui hoje. Para mim, é um privilégio e honra falar em nome daqueles que, com honra e orgulho, lutaram permanentemente pela liberdade democrática e por tudo o que constitui a missão da OAB", reiterou. O evento contou ainda com a presença, por meio virtual, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Jaime Ramos; e da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer. 

Na mesma sessão, o desembargador Blasi recebeu uma homenagem da Ordem ao seu pai (in memoriam), o saudoso professor Paulo Henrique Blasi, presidente da OAB entre 1989 e 1991.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Ricardo Pereira/OABSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.