Voltar Presidência do PJ fortalece diálogo por videoconferência com juízes de Itajaí e região

Produtividade no home office, cuidados com a saúde, continuidade dos serviços prestados à população e demandas das comarcas. Essas questões estiveram em pauta nesta terça-feira (28/7) em reunião on-line entre a cúpula diretiva do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e magistrados de quatro comarcas do Vale e Litoral.

O objetivo principal dos encontros, que iniciaram de forma remota em maio, é conhecer as demandas locais, esclarecer dúvidas e reforçar as atuais iniciativas do Judiciário catarinense em meio à pandemia de Covid-19. Pela manhã, o encontro reuniu os magistrados das comarcas de Balneário Camboriú e Camboriú. Na parte da tarde, a conversa ocorreu com os juízes das comarcas de Itajaí e Brusque.

O presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, reforçou a importância da integração ao relembrar que o encontro presencial não se faz possível neste período pandêmico, mas que em momentos de crise a adaptação se faz necessária e por isso as reuniões ocorrem por videoconferência. "O isolamento social nos impõe essas medidas de inovação, eu diria, em razão de tudo que está ocorrendo, e por isso este contato frequente com magistrados e magistradas teve sequência desta forma."

Sobre a continuidade dos trabalhos e a expressiva produtividade do PJSC, o presidente da Corte ressaltou que o resultado só foi possível pela compreensão, dedicação e competência de todos os magistrados e servidores catarinenses e pelo pertencimento de todos os envolvidos. "Entendemos desde o início que somos um só, somos o Poder Judiciário de Santa Catarina", ressalta o presidente ao citar a integração, um dos motes da nova gestão.

O juiz Augusto Cesar Allet Aguiar, diretor do foro da comarca de Itajaí, considerou "a reunião muito produtiva, em que a cúpula do Poder Judiciário pôde nos colocar a par da situação financeira e orçamentária, além de se mostrar bem parceira e preocupada com os anseios de cada magistrado". Da mesma forma, a diretora do foro da comarca de Camboriú, juíza Karina Müller, ressaltou que o encontro fortaleceu o contato dos magistrados com a cúpula do TJ: "A reunião virtual foi muito positiva, demonstrando que as três premissas - informação, integração e inovação - estão sendo efetivamente implementadas pela atual gestão do Tribunal de Justiça."

A comarca de Camboriú, representada também pelas juízas Naiara Brancher e Alessandra Mayra da Silva de Oliveira, fez questão de ressaltar o reconhecimento da atual gestão na disposição para a resolução das principais questões daquela unidade, notadamente a dos oficiais de Justiça e da Infância e Juventude. "A reunião foi pautada por um sentimento de pertencimento e valorização dos magistrados da região, tão necessário em momentos desafiadores como o que estamos vivenciando, exigindo uma postura solidária e corresponsável de todos", afirmaram as magistradas.

Na videoconferência, os magistrados da região do Vale e Litoral também puderam apresentar seus pleitos e demandas locais, conforme explana o juiz Edemar Leopoldo Schlösser, diretor do foro da comarca de Brusque: "A reunião virtual realizada nesta data foi muito importante porque permitiu maior aproximação da administração do Tribunal de Justiça com os juízes de 1º grau e a oportunidade de se reiterar os pleitos da direção do foro da comarca de Brusque, entre eles o preenchimento das vagas de técnico judiciário, oficial de justiça e analista abertas em decorrência de aposentadorias ou remoções; a possibilidade de instalação da comarca de Guabiruba; e a criação de novas varas para a comarca de Brusque."

Entre as solicitações, o juiz Roque Cerutti, diretor do foro da comarca de Balneário Camboriú, ressaltou o "estágio crítico na esfera criminal, que se agravou com a pandemia, obrigando a transferência de todas as audiências agendadas nos últimos cinco meses, sendo de fundamental importância a criação de uma vara com competência para os feitos da chamada Lei Maria da Penha e Juizado Especial Criminal, pois ajustar a competência, com novas atribuições à 1ª Vara Criminal, tornaria esta inviável, já que se encontra em seu limite".

Todas as demandas serão analisadas pela nova gestão, que busca alternativas para atender aos pedidos feitos durante os encontros virtuais. Acompanharam as reuniões o 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; os juízes auxiliares da Presidência Carolina Ranzolin e Rafael Germer Condé; o juiz-corregedor Sílvio José Franco; e o 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Vitoraldo Bridi. Na quinta-feira (30/7), o roteiro de encontros virtuais continua às 15h em reunião com os juízes das comarcas de Itapema, Balneário Piçarras, Navegantes, Porto Belo, São João Batista e Tijucas.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.