Voltar Presidente do PJSC e comitiva cumprem roteiro no oeste e extremo oeste do Estado

A comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) cumpriu hoje (6/3) mais um roteiro de visitas às comarcas catarinenses, desta vez no oeste e extremo oeste do Estado. O grupo de desembargadores e juízes auxiliares, coordenado pelo presidente Ricardo Roesler, visitou 10 comarcas da região nesta semana. Nos encontros, o desembargador reforçou que a presidência está "de portas abertas" para ouvir magistrados e servidores. "Essas visitas são para inaugurar um modelo de administração com muito diálogo e integração. Aliás, estamos ouvindo servidores e juízes para extrairmos um norte aos três eixos prioritários desta gestão: informação, integração e inovação", reforçou o presidente.

Roesler visitou os fóruns do oeste e extremo oeste acompanhado da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; juiz coordenador de Magistrados, Rafael Germer Condé; juízes auxiliares Carolina Ranzolin Nerbass e Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva; e vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Vitoraldo Bridi.

A comitiva iniciou o roteiro pela comarca de Chapecó, na noite de quarta-feira (4/3). Foram três horas de conversa com magistrados de Chapecó e das comarcas vizinhas. Na ocasião, o presidente falou sobre o projeto de criar o Laboratório de Inovação do Judiciário (LabJud), com o objetivo de utilizar a tecnologia a favor da celeridade da Justiça catarinense. Entre os assuntos abordados estavam a reestruturação dos Juizados Especiais e a criação de mecanismos para facilitar e agilizar o julgamento dos processos.

Já a desembargadora Soraya falou sobre a atuação da Corregedoria-Geral da Justiça e reiterou o propósito de conversar e aproximar os magistrados da instituição, principalmente os juízes de primeiro grau. "Nossos canais de comunicação estão à disposição para que, juntos, possamos resolver os problemas antes que tomem maior proporção", enfatizou. O vice-presidente da AMC destacou que, após as visitas, será possível dar retorno sobre as demandas apontadas pelos magistrados. "Esta gestão resgata o sentimento de pertencimento ao Poder Judiciário. Em nossas visitas, buscamos ouvir mais do que falar", considerou o juiz Bridi.

O magistrado do 2º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó, Juliano Serpa, representou a diretoria do foro na reunião. O juiz reconheceu a importância e a necessidade desta aproximação com a Justiça de primeiro grau na constante busca pela melhoria da prestação jurisdicional. "A visita do presidente e dos demais desembargadores demonstra a preocupação da administração do TJSC em ouvir os magistrados e servidores. Dessa forma, é possível verificar, in loco, as necessidades e demandas de cada uma das comarcas da região, além de ouvir sugestões", avaliou.

Na quinta-feira (5/3), o roteiro iniciou pela comarca de Xanxerê. Parte da comitiva presidencial foi recebida pelos juízes do fórum. Os servidores tiveram um momento com outros membros da equipe do TJSC. "A passagem do presidente pela comarca demonstrou o cuidado e preocupação com o primeiro grau de jurisdição e foi muito proveitosa. Trouxe possíveis soluções para algumas demandas da comarca e anunciou a vinda de uma equipe técnica para viabilizar soluções de trabalho na próxima semana", relatou a diretora do foro da comarca, juíza Lizandra Pinto de Souza, titular da 1ª Vara Cível.

Na sequência, o presidente seguiu para a comarca de Xaxim, onde se encontrou com quase que a totalidade de servidores daquele fórum. O chefe de secretaria do foro, Artemio Trintinaglia, conta que a impressão deixada por Roesler é de um homem muito cordial e acessível. O servidor lembra que a última visita de um presidente do TJSC ocorreu apenas em 2010, quando foi inaugurada a 2ª Vara da comarca. "Sentimo-nos lisonjeados com a visita. Nós, servidores, sempre queremos ser ouvidos. Estamos ansiosos para enviar nossas demandas mais urgentes, como a climatização de algumas salas para garantir o bem-estar dos trabalhadores", comentou Trintinaglia.

Ainda pela parte da manhã, foi a vez da comarca de Pinhalzinho receber a comitiva e, no início da tarde, foram visitados os servidores e juiz da comarca de Modelo. "A visita do presidente e de sua comitiva ao fórum de Pinhalzinho concretizou a fala de que o canal de diálogo da nova administração está aberto com o primeiro grau de jurisdição, pois proporcionou a exposição das principais demandas da comarca e, até mesmo, a solução imediata de algumas delas", frisou a juíza da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, Thaíse Siqueira Ornelas. Seguindo pelo extremo oeste do Estado, a equipe do TJSC chegou à comarca de Cunha Porã, outro fórum que não recebia um presidente do Poder Judiciário catarinense há mais de década. "Foi uma visita extremamente positiva. Para nós, que estamos tão distantes geograficamente, entendemos como estímulo e reconhecimento ao trabalho desenvolvido. E esse foi o sentimento de todos os servidores", disse a juíza da Vara Única da comarca de Cunha Porã, Nicolle Feller.

Em Maravilha, a comitiva foi recepcionada e conduzida pelo juiz da 2ª Vara e diretor do foro, Guilherme Augusto Portela de Gouvêa, e pelo juiz da 1ª Vara da comarca, Solon Bittencourt Depaoli. "Foi gratificante expor, pessoalmente, um pouco do nosso trabalho e estreitar os laços com a administração do TJSC. Sem dúvida alguma, a visita nos incutiu ainda mais o sentimento de pertencimento ao Poder Judiciário catarinense, o que muito nos orgulha e renova nossas energias para prosseguir no caminho de uma cada vez mais eficiente prestação jurisdicional", destacou o juiz diretor.

O encerramento da quinta-feira ocorreu no fórum da comarca de São Miguel do Oeste, onde também se reuniram magistrados das comarcas vizinhas. "Somos o polo mais distante da capital e ficamos muito felizes com a visita. Percebemos o comprometimento da nova gestão com o Poder Judiciário como um todo. É importante ressaltar que a conversa não foi exclusiva com os magistrados. Os servidores receberam atenção exclusiva. Ocasião em que foram ouvidos todos que desejaram se manifestar", avaliou o juiz da 1ª Vara Cível da comarca e diretor do foro, Daniel Victor Gonçalves Emendorfer.

Já nesta sexta-feira (6/3), a comitiva visitou a comarca de Anchieta, onde está a Unidade Regional de Direito Bancário, além da Vara Única. A visita despertou sentimentos de pertencimento, importância e valorização do primeiro grau de jurisdição. "A vinda do presidente foi muito significativa para a comarca. Os desembargadores puderam conhecer, de perto, a nossa realidade e, diante da abertura de diálogo, buscar melhorias das atuais condições de trabalho para a qualidade de vida do servidor, bem como a célere e eficiente prestação jurisdicional", pontuou a juíza Camila Menegatti.

O roteiro incluiu também passagem pela comarca de Dionísio Cerqueira, município fronteiriço com a Argentina. Por lá, o que chamou a atenção dos servidores foi a simplicidade do presidente Ricardo Roesler. "Sendo a comarca mais longínqua da capital, onde está o TJSC, nos sentimos imensamente lembrados e reconhecidos pela visita do presidente. Entendemos que, mesmo com todas as novas tecnologias que estão sendo implantadas pelo Poder Judiciário, ainda o que move toda essa máquina e torna o nosso Judiciário um dos melhores do Brasil são as pessoas. Todas as nossas demandas foram ouvidas atentamente, algumas respondidas prontamente e outras anotadas para uma compilação com as reivindicações das outras comarcas visitadas", descreveu o chefe de secretaria do foro, Rafael Manfrin.

O presidente Ricardo Roesler comprometeu-se em melhorar as condições de trabalho e de saúde dos servidores do Judiciário do oeste e extremo oeste, dentro das possibilidades financeiras do TJSC. "Temos dados estatísticos que demonstram a incontestável qualidade da magistratura dessas regiões. Mas sabemos que os juízes estão no limite da capacidade intelectual e de produção. Por isso viemos oferecer conforto", reforçou o desembargador.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.