Voltar Presidente do TJ assina ordem de serviço para construção do novo fórum de Timbó

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, assinou nesta quarta-feira (13/06), às 11 horas, a ordem de serviço para a construção da nova sede da comarca de Timbó, no Vale do Itajaí. A solenidade ocorreu na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Em discurso, o magistrado atribuiu a conquista à parceria firmada entre o Judiciário e os poderes Executivo e Legislativo, cada qual com sua parcela. "Os recursos serão nossos, o terreno foi doado pela prefeitura e o projeto de lei foi aprovado pelos vereadores", acrescentou.

A obra, que terá início nas próximas semanas e prazo de conclusão de 36 meses, significará um investimento de R$ 17,2 milhões, oriundos do Fundo de Reaparelhamento da Justiça. O desembargador Carlos Alberto Civisnki, presidente do FRJ, participou da solenidade e destacou sua satisfação na utilização dos recursos para construção do novo fórum. "Com certeza, todos que para lá se dirigirem em busca de justiça serão recepcionados em um ambiente digno e adequado", afirmou.

A nova edificação, segundo informações da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJ, incorpora conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e segurança em seus 6 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos e com capacidade inicial para abrigar cinco varas. Entre outros destaques, o prédio reaproveitará água da chuva, terá rampas de acesso entre pisos e porta giratória com detector de metal no acesso. A empresa Endeal Engenharia e Construção, vencedora da licitação, será responsável pelas obras.

O juiz Ubaldo Ricardo da Silva Neto, diretor do Foro, historiou o esforço da comarca para chegar até este momento. A atual sede foi inaugurada em 1977 e, após 40 anos, apresenta dificuldades crescentes. A comarca de Timbó, que atende ainda aos municípios vizinhos de Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho e Benedito Novo, congrega uma população de quase 70 mil habitantes e registra acervo de 25 mil processos, distribuídos em três varas.

O juiz citou ainda números e estatísticas que comprovam o crescimento econômico e social de Timbó - 14º no ranking catarinense de arrecadação de tributos, com menos de 1% de analfabetos entre sua população - , aptos a justificar o investimento agora anunciado pelo Poder Judiciário. O prefeito municipal Jorge Krieger corroborou os dados, assim como a importância da obra para o desenvolvimento da cidade.

O novo fórum será edificado em uma área ao lado da sede do Legislativo Municipal, em um terreno plano com mais de 5 mil metros quadrados, no bairro das Nações, novo eixo urbano de ocupação naquele município. O juiz auxiliar Cláudio Barbosa Fontes Filho também acompanhou o presidente na solenidade desta manhã no Vale do Itajaí, prestigiada por diversas autoridades locais e regionais. A juíza Fabíola Duncka Geiser, titular da 1ª Vara Cível de Timbó, participou do ato na condição de representante da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.