Voltar Presidente do TJ recebe comitiva integrada por lideranças da comarca de Gaspar

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, recebeu em gabinete nesta tarde (28/2) comitiva integrada por autoridades de Gaspar, que aproveitou a oportunidade para apresentar reivindicações de melhorias naquela unidade jurisdicional do Vale do Itajaí. Composta de quatro varas, duas delas - especificamente com atuação na área cível - monopolizaram as preocupações das autoridades ao somarem 26 mil ações em trâmite, entre elas milhares de executivos fiscais. O reforço de pessoal no cartório unificado que atende as duas unidades foi um dos pleitos.

O presidente explicou que muito em breve será realizado novo estudo para detectar as necessidades de reposição de cargos no Estado e que a administração do Tribunal de Justiça utiliza critérios objetivos para aquilatar as carências. Tanto assim, acrescentou, que aspectos anteriormente levantados como volume de entrada de processos novos e montante de acervo garantiram prioridade para a distribuição de novo cargo de assessor em favor da 2ª Vara Cível de Gaspar. O chefe do Judiciário estadual disse também que o atual cenário econômico não é favorável à ampliação de quadros mas tão somente reposição, contudo a gestão trabalha para investir em tecnologia e permitir o desenvolvimento de atividades mesmo a distância.

Segundo o presidente, isso permitirá que, mesmo distantes fisicamente, servidores de unidades com menor carga auxiliem colegas com sobrecarga de trabalho. "Nossa intenção é repartir o trabalho de forma igual entre todos", adiantou. A implantação do eproc deve auxiliar e acelerar nessa tarefa. O presidente da seccional da OAB de Gaspar, Christian Marcel Batista, também colocou sua instituição como parceira em eventual mutirão para garantir a total digitalização do acervo físico ainda remanescente naquela comarca. A oferta agradou ao dirigente do TJ.

Luís Fernando Melcher e Maba, procurador de Ilhota, município que também pertence à comarca de Gaspar, reiterou o desejo em firmar convênio com o TJ para implantar programa de conciliação na área de executivos fiscais. "Temos cerca de R$ 9 milhões para cobrar em executivos ajuizados", exemplificou. O TJ estuda a melhor forma de proceder à parceria para também permitir esse avanço. O prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, também acompanhou a comitiva. Os juízes auxiliares da presidência Laudenir Petroncini e Carolina Ranzolin Nerbass Fretta também acompanharam a audiência na sala de reuniões do órgão. 

Imagens: Douglas Schreiber/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.