Voltar Presidente do TJ visita obras do novo Fórum de Rio do Sul e reúne-se com juízes no Vale

Um ano após o retorno das obras do novo Fórum de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço, visitou nesta quinta-feira (10/10) a comarca. O prédio com 10 mil metros quadrados, localizado no bairro Laranjeiras, foi projetado pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJ e é composto de cinco blocos - um para o Ministério Público, um para o Salão do Júri e os demais para uso do TJSC.

A edificação atenderá às normas técnicas de acessibilidade - com elevador interno e plataforma elevatória externa que permitirá o acesso de cadeirantes. O prédio contará ainda com telhado ecológico, para minimizar a incidência de calor nos ambientes e  garantir economia ao reduzir o uso de ar-condicionado e de energia elétrica. O projeto ainda prevê a reutilização da água da chuva para uso nos sanitários, na irrigação do gramado e no sistema de refrigeração. A construção do novo Fórum iniciou em 2014, mas a empresa responsável descumpriu cláusulas contratuais e o contrato foi rescindido pelo TJSC. A obra, agora sob a responsabilidade da Estrutura Engenharia Ltda., tem previsão de entrega para julho de 2020.

Durante a tarde, a comitiva do TJSC se reuniu com magistrados da região do Alto Vale. Assim como o encontro na comarca de Blumenau ocorrido pela manhã, o presidente do TJ apresentou in loco o andamento das propostas estabelecidas pela atual gestão, identificando as principais carências e sugestões para melhorar o atendimento do Poder Judiciário pelo Estado. O objetivo da visita é reafirmar o apoio e valorização do TJSC, por seus dirigentes, à Justiça de primeiro grau, formada por juízes e servidores responsáveis pelo atendimento na ponta, ou seja, nos municípios, onde o Judiciário está mais próximo do cidadão.

Estavam na comitiva do presidente o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Roberto Lucas Pacheco; a juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass Fretta; o juiz auxiliar Rafael Maas dos Anjos; o juiz auxiliar Laudenir Fernando Petroncini; e o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Renato Guilherme Cunha.

Imagens: Divulgação TJSC/Carlos Carlini
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.