Voltar Presidente do TJSC apresenta panorama da Justiça catarinense em reunião na Fiesc

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, participou na manhã de hoje (28/6) da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Na oportunidade, o magistrado apresentou aos empresários um panorama do Poder Judiciário em Santa Catarina, com dados sobre produtividade e os investimentos em modernização da Justiça catarinense.

O magistrado mostrou em números que as ações implementadas ao longo do primeiro ano de gestão, entre elas o reforço no quadro de pessoal, já mostraram resultados. Para se ter uma ideia, no comparativo entre 2018 e 2019, houve um aumento de 23,5% no número de setenças (Justiça de primeiro grau) lavradas no período entre janeiro e maio dos dois anos (301 mil em 2018 e 372 mil em 2019). "Este ano já batemos todos os recordes de entrada e de julgamento de processos", frisou Collaço. 

O presidente do TJ também destacou duas ações para modernizar a Justiça de Santa Catarina: a adoção do eproc (sistema de movimentação processual criado pela Justiça Federal e cedido gratuitamente ao TJSC); e o uso da ferramenta de business intelligence, para o gerenciamento e controle do grande volume de dados produzidos pelos vários setores do Poder Judiciário. "Trago aqui o meu agradecimento pelo aprendizado, que nos permitiu importar para administração pública as ferramentas e os valores da administração privada. O Judiciário quer ser um parceiro do desenvolvimento de Santa Catarina", pontuou o presidente do TJ.

Novos Caminhos

Na reunião de hoje, os dirigentes da Fiesc, do TJSC e demais órgãos parceiros assinaram o termo de cooperação para prorrogação do programa Novos Caminhos, que já atendeu quase 500 adolescentes e inseriu 66 jovens no mercado de trabalho. Entre as inovações para a próxima etapa do programa estão ampliação do atendimento, com perspectiva de benefício a mais de 1.400 crianças e adolescentes; foco nas pessoas com deficiência; e empregabilidade dos adolescentes.

Imagens: Fernando Willadino
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.