Presidente do TJSC prestigia posse dos novos dirigentes do Superior Tribunal de Justiça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Presidente do TJSC prestigia posse dos novos dirigentes do Superior Tribunal de Justiça

Desembargador Francisco Oliveira Neto acompanhou a cerimônia em Brasília

22 Agosto 2024 | 19h19min
  • Posse

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, esteve presente nesta quinta-feira (22/8) na cerimônia de posse dos novos dirigentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão assumiram os cargos de presidente e vice-presidente do STJ, respectivamente, para o biênio 2024-2026. A sessão solene também marcou o início da gestão dos magistrados no Conselho da Justiça Federal (CJF) e foi transmitida pelo canal do STJ no YouTube.

A imagem mostra um grupo de sete pessoas posando para uma foto em um ambiente interno. Todos estão vestidos formalmente. Há quatro homens e três mulheres. O homem à esquerda está usando um terno cinza com gravata azul. Ao lado dele, uma mulher loira está vestida com um vestido preto e um colar vermelho. O próximo homem está de terno escuro e óculos. No centro, um homem mais velho está usando uma toga preta e gravata branca, sugerindo que ele pode ser um juiz. Ao lado dele, uma mulher de óculos está vestida com um vestido preto e um casaco cinza. A mulher seguinte está usando um vestido preto sem uma das alças e segurando um casaco branco. Por último, à direita, um homem de terno escuro e gravata rosa. O fundo é uma parede clara com uma pintura abstrata em tons de azul e rosa.
 

“É um momento importante de renovação no Poder Judiciário a posse dos ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, dois ministros experientes, conhecedores da máquina judiciária e do valor do Superior Tribunal de Justiça, que unifica o entendimento da legislação no Brasil e auxilia na administração do Judiciário. É a eleição e a posse de duas pessoas extremamente experientes, de profundos conhecedores das matérias de competência do Superior Tribunal de Justiça”, destacou o presidente do TJSC sobre o ato solene.



Em seu discurso de posse, o novo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, abordou os desafios do cargo e ressaltou o crucial papel do Judiciário na construção de um Estado de Direito inclusivo. 


A imagem mostra um grupo de pessoas em um evento formal. No centro, há um homem de terno escuro, camisa azul clara e gravata rosa, sorrindo. Ao lado dele, à direita, está uma mulher loira com um vestido preto de um ombro só, também sorrindo. Ao redor deles, há várias outras pessoas, algumas olhando para a câmera e outras conversando entre si. O ambiente parece ser um local fechado e bem iluminado, possivelmente um salão de eventos ou uma cerimônia. A atmosfera é de confraternização e formalidade.

“Não há Estado de Direito robusto, pleno e inclusivo na penúria. Não há Estado de Direito verdadeiro quando uma criança pobre sonha em vão com uma maçã rosada exposta em uma feira livre. Essas preocupações e angústias primordiais não devem estar distantes dos juízes ou fora dos tribunais. O Estado Ecossocial de Direito, cuja casa por excelência é o STJ, também conhecido como Tribunal da Cidadania, deve ser, antes de tudo, um roteiro para a inclusão social, étnica e ambiental, rompendo com antigas tradições de desigualdade, concentração de renda, terra e bem-estar. É triste, mas necessário que abordemos essas questões de forma aberta. A felicidade não pode ser monopólio de poucos”, ressaltou.

A imagem mostra três pessoas em destaque, posando para uma foto em um evento formal. À esquerda, há um homem de óculos usando uma toga preta com detalhes brancos, que parece ser uma vestimenta formal de juiz. No centro, há outro homem de óculos, vestindo um terno escuro com gravata rosa clara e camisa azul clara. À direita, há uma mulher loira sorridente, vestindo um vestido preto de um ombro só e usando brincos longos. Ao fundo, há várias outras pessoas, sugerindo que o evento está bem movimentado.




O evento, que contou com a participação de diversas autoridades do meio jurídico - entre elas, os ministros aposentados do STJ Paulo Gallotti e Jorge Mussi (ex-presidente do TJSC) e o desembargador aposentado e ex-presidente do TJSC, Rodrigo Collaço -, marca a transição de comando do tribunal, que estava sob a liderança da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes.

Conheça os novos dirigentes do STJ

O novo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, é reconhecido por sua atuação nas áreas de direito ambiental e direito do consumidor. Natural da Paraíba, ele possui uma sólida formação acadêmica, incluindo doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Além da carreira no Ministério Público de São Paulo (MPSP), o ministro é professor visitante em renomadas instituições internacionais e fundador da Revista de Direito Ambiental.



Já o ministro Luis Felipe Salomão, atual corregedor nacional de Justiça, é uma figura central na formação da jurisprudência do STJ, especialmente em julgamentos de direito privado. O ministro teve um papel decisivo na criação e ampliação da legislação sobre arbitragem e mediação no Brasil e recentemente presidiu a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código Civil. (Com informações da Ascom do STJ)

Veja a cobertura fotográfica do evento.

 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080