Voltar Presidente do TJSC prestigia posse dos novos dirigentes do TRT da 12ª Região

Uma maior efetividade na prestação jurisdicional. Esse será o foco inicial da presidente do TRT-SC pelos próximos dois anos, desembargadora Lourdes Leiria, que assumiu o cargo ontem (6/12) em solenidade realizada na sala de sessões do Pleno do Tribunal. Também foram empossados os desembargadores Teresa Cotosky (vice-presidente) e Amarildo Carlos de Lima (corregedor regional). Eles sucederão nos referidos cargos, respectivamente, os desembargadores Mari Eleda, Roberto Basilone e José Ernesto Manzi. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, prestigiou a solenidade.

"Temos mais de 70 mil processos em execução pendentes de solução. São milhares de reclamantes que clamam por isso", destacou a desembargadora Lourdes Leiria. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo, segundo a magistrada, será ampliar o setor do Tribunal responsável pelas buscas patrimoniais, auxiliando dessa forma os magistrados e conferindo maior eficácia aos esforços de execução. "A Justiça do Trabalho, apesar de todas as limitações, deve continuar cumprindo a sua função constitucional com excelência. Teremos que ser eficientes, otimizar os recursos, buscar mais produtividade e evitar o retrabalho. Não será fácil, mas é possível", frisou a nova presidente, complementando que a gestão vai se pautar por um diálogo aberto e constante, tanto interna quanto externamente, com magistrados, servidores, Ordem dos Advogados (OAB-SC) e Ministério Público do Trabalho (MPT-SC).

Ficou a cargo do desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira fazer a saudação aos empossados em nome da corte. Inicialmente o magistrado ressaltou que os novos dirigentes assumem a responsabilidade em "um dos períodos mais difíceis dos últimos tempos" e que essas dificuldades "são de ordem política, jurídica, social e econômica". "A escassez de recursos orçamentários para o cumprimento das básicas atribuições da Justiça do Trabalho, que já é enorme, tende a piorar nos próximos tempos", frisou o magistrado, acrescentando que as "mudanças constantes na nossa legislação social trazem insegurança jurídica e uma inegável precarização nas relações de trabalho, em que pese a salutar busca de diminuição da litigiosidade em nossa área". (Com informações Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC).

Imagens: Divulgação/TRT-SC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.