Voltar Presidente do Tribunal prestigia 60º aniversário da comarca de São Miguel do Oeste

Em uma noite repleta de lembranças e emoção, a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste homenageou os 60 anos de instalação do foro da comarca de São Miguel do Oeste. A sessão solene, realizada nesta terça-feira (28), lotou o plenário do Legislativo e contou com homenagens a quem fez parte da história da unidade, que iniciou suas atividades em 28 de maio de 1959.

Na sessão foram citados os primeiros juízes, promotores e servidores que atuaram na comarca e exibidas as imagens do primeiro júri, realizado em agosto de 1959 na sede do Clube Montese. O julgamento foi presidido pelo juiz de direito Rafael Ribeiro Pinto; atuou na acusação Victor Natal Gevaerd, nomeado na figura de promotor "ad hoc"; e, na defesa, o advogado Antônio Pichetti. Atualmente a comarca é composta de três varas: 1ª Vara Cível, 2ª Vara Cível e Vara Criminal. A 2ª Vara Cível foi instalada em 28 de junho de 1978, e a Vara Criminal em 23 de outubro de 2008. Tramitam na comarca 13.729 processos, além de 2.611 processos suspensos e 1.783 em grau de recurso.

A sessão prestou homenagem a servidores da ativa e aposentados, magistrados que já atuaram na comarca, advogados, órgãos de segurança pública e entidades parceiras. Os homenageados receberam placas alusivas aos 60 anos da instalação da comarca de São Miguel do Oeste, com imagem de Themis, a deusa da Justiça. O presidente da Câmara, Everaldo Di Berti, e os demais vereadores presentes também entregaram uma placa ao diretor do foro da comarca, juiz Márcio Cristófoli; ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço; e ao conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Márcio Schiefler Fontes, pelas seis décadas de atuação do Poder Judiciário em São Miguel do Oeste.

Teve destaque na sessão a homenagem a advogados com longo período de atuação no direito: Antenor Andres Minetto, advogado há 44 anos; Antonio Pichetti, advogado há 61 anos; Clayr Ulysses Seganfredo, advogado há 54 anos; Egon Brüggemann, advogado há 39 anos; Elizabeth Cássia Massocco, advogada há 35 anos; Lourdes Leonice Hübner, advogada há 40 anos; Mario Cilião de Araújo, advogado há 57 anos; e Nilton Carlos Moojen Marques, advogado há 63 anos. Outros destaques foram as homenagens aos servidores mais antigos do fórum e ao senhor Clemente Dal Moro, que atuou como jurado no primeiro júri da comarca.

O conselheiro Márcio Schiefler Fontes lembrou que começou sua carreira no Extremo Oeste. Ele citou que a região, por suas características e formação, cria laços comunitários na população e essas marcas são levadas por todos que passam por lá. "É uma grata satisfação retornar num momento festivo para a comarca de São Miguel do Oeste", finalizou. O magistrado lembrou que presidiu, em São Miguel do Oeste, o último Tribunal do Júri do advogado Antonio Pichetti, titular da defesa no primeiro júri da referida comarca realizado 50 anos antes, em 1959.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina parabenizou o município de São Miguel do Oeste pelo seu desenvolvimento e agradeceu à Câmara pela homenagem. "No momento, o Brasil precisa de instituições harmônicas e que se respeitam. O exemplo que a Câmara dá é muito relevante: há uma compreensão de todos os atores que acabam interagindo com a Justiça", afirmou, citando instituições como o Poder Legislativo, Ministério Público, OAB, órgãos de segurança e demais entidades. "É uma demonstração de maturidade e de compreensão do que é o Estado brasileiro", completou.

Collaço também comentou sobre o comparecimento dos miguel-oestinos à sessão, os quais lotaram o plenário da Câmara. "A presença de tantas pessoas representa o respeito que o Poder Judiciário daqui merece. O plenário lotado, a participação de pessoas que, notamos, se esforçaram para estar aqui e receber esta homenagem", disse, referindo-se aos advogados já com idade avançada. "Tudo isso indica o respeito que o Judiciário tem de seus cidadãos", concluiu.

O juiz Márcio Luiz Cristófoli, diretor do foro e titular da Vara Criminal de São Miguel do Oeste, ressaltou que a passagem do aniversário é o momento ideal para agradecer a todas as entidades e pessoas que sempre contribuíram com o bom andamento do trabalho do Poder Judiciário na capital do Extremo Oeste. "Temos muitas pessoas que dedicaram quase que a vida toda à Justiça da região. Merecem o reconhecimento", destacou.

Reunião com magistrados

Antes da solenidade, o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, acompanhado de outros dirigentes da Corte, esteve reunido com magistrados da região. O encontro teve como objetivo verificar o andamento das propostas estabelecidas pela atual gestão; identificar as principais carências e sugestões para melhorar o atendimento do Poder Judiciário nas comarcas da região; e reafirmar o apoio e valorização do TJ à Justiça de primeiro grau.  

 

Imagens: Divulgação/Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.