Voltar Presidente participa da abertura de evento sobre soluções alternativas de conflitos

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, em companhia do desembargador Jânio de Souza Machado, coordenador estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos, e do desembargador Luiz Cézar Medeiros, diretor-executivo da Academia Judicial, abriu na manhã desta quinta-feira (25/5) o seminário "Justiça do Futuro", realizado no auditório do TJ.

O evento reúne mais de 250 pessoas entre magistrados, servidores, juízes leigos, conciliadores, mediadores e colaboradores que atuam em programas alternativos de solução de conflitos no Estado. Em seu pronunciamento, Torres Marques destacou a importância do incentivo a soluções negociadas de contendas e apontou ser esse o caminho a ser seguido, em sintonia com os novos tempos vividos pela magistratura. Para o presidente do TJ, a desjudicialização também contribui para a formação de uma nova consciência na sociedade, pois a resolução consensual evita os desgastes inerentes ao trâmite dos processos judiciais e reduz o inconformismo das partes.

Por esse motivo, frisou Torres Marques, a ampliação do número de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no Estado se insere no planejamento estratégico da gestão. Logo após a abertura, o desembargador Ricardo Pippi Schmidt, integrante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, proferiu a palestra inaugural. O evento segue até amanhã (26) com palestras, debates e reuniões setoriais, e contará com a participação da desembargadora federal Daldice Santana, conselheira do CNJ.

Imagens: Guilherme Wolff/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.