Voltar Presidente Torres Marques comanda solenidade de posse de seis novos desembargadores

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, empossou neste final de tarde (2/6), em solenidade realizada no auditório do Pleno do TJ, seis novos desembargadores. Oriundos da carreira da magistratura, eles foram eleitos em sessão extraordinária do Pleno na manhã de 15 de maio.Os novos desembargadores são: Hélio do Valle Pereira, natural de Blumenau (SC), 49 anos; Nelson Maia Peixoto, natural de Nova Iguaçu (RJ), 61 anos; Gerson Cherem II, natural de Curitibanos (SC), 54 anos; Eduardo Mattos Gallo Júnior, natural de Porto Alegre (RS), 49 anos; Dinart Francisco Machado, natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), 48 anos; e Rosane Portella Wolff, natural de Chapecó (SC), 51 anos.

Eles entraram em plenário escoltados pelos desembargadores Pedro Manoel Abreu, decano, e Jaime Machado Júnior, o mais recente da Corte. Prestaram o compromisso legal, firmaram o termo de posse e, sequencialmente, receberam a medalha e o diploma da Ordem do Mérito do Judiciário Catarinense. A desembargadora Soraya Nunes Lins foi a responsável pelo discurso de boas-vindas aos empossados. Ela falou em valores éticos e destacou a pluralidade de talentos que os novos colegas trazem para o segundo grau de jurisdição. "Antes de considerarem o crepúsculo da carreira, interpretem este momento como a aurora da sabedoria", aconselhou.

O novo desembargador Hélio do Valle Pereira, ao seu turno, falou em nome dos colegas empossados. Seu discurso, tão descontraído e espirituoso quanto franco e direto, mesclou citações de Machado de Assis e Shakespeare com menções ao Avaí - clube de sua família - e à beleza feminina. "Não chegamos até aqui para sermos justiceiros nem populistas. Buscaremos ser justos", anunciou.

Na sequência, coube ao presidente do TJ registrar sua satisfação com o considerável reforço nos quadros da Corte. Torres Marques garantiu ter confiança plena de que os novos colegas se aliarão aos atuais desembargadores para reafirmar e reforçar a legitimidade do poder decisório no segundo grau de jurisdição. Fez menção ainda à perda registrada pela magistratura catarinense com o recente falecimento do desembargador aposentado Nauro Collaço. A solenidade contou com a participação do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses e foi acompanhada por grande público, inclusive autoridades, familiares e colegas de magistratura. Confira abaixo um breve currículo de cada novo desembargador:

Hélio do Valle Pereira, natural de Blumenau (SC), 49 anos, assumiu como juiz substituto em 1992 na comarca da Capital, e atuou nesta condição na comarca de Laguna. Foi promovido a juiz de direito em 1995, e nesta fase judicou nas comarcas de São Carlos, Ibirama, Canoinhas, Criciúma e Capital, onde alçou a juiz especial em 2005.

Nelson Maia Peixoto, natural de Nova Iguaçu (RJ), 61 anos, ingressou na magistratura como juiz substituto em 1988, no Tribunal de Justiça. Promovido a juiz de direito em 1990, atuou nas comarcas de Tangará, Itaiópolis, São Bento do Sul, Blumenau e Capital.

Gerson Cherem II, natural de Curitibanos (SC), 54 anos, assumiu como juiz substituto em 1992 na comarca da Capital, e nesta condição atuou também na comarca de Joinville. Promovido a juiz de direito em 1995, judicou nas comarcas de Quilombo, Turvo, Caçador, Balneário Camboriú e Capital. Assumiu como juiz de 2º grau em 16-2-2012.

Eduardo Mattos Gallo Júnior, natural de Porto Alegre (RS), 49 anos, assumiu como juiz substituto em 1992 na comarca da Capital. Alçado a juiz de direito, atuou nas comarcas de São Domingos, Imbituba, Araranguá, Biguaçu, Blumenau e Itajaí. Foi promovido a juiz de 2º grau em 16-5-2012.

Dinart Francisco Machado, natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), 48 anos, ingressou na magistratura como juiz substituto em 1993, no Tribunal de Justiça. Nesta condição atuou também nas comarcas de São José, Blumenau e São João Batista. Promovido a juiz de direito, judicou nas comarcas de Rio Negrinho, São Miguel do Oeste, São José e Capital. Em 12-4-2012 assumiu como juiz de 2º grau.

Rosane Portella Wolff, natural de Chapecó (SC), 51 anos, tomou posse como juíza substituta em 1991, com lotação na comarca de Canoinhas. Alçada a juíza de direito, atuou nas comarcas de Papanduva, Itaiópolis, Canoinhas, Chapecó e Capital. Assumiu como juíza de 2º grau em 6-7-2012. Atualmente é vice-coordenadora da Ceij (Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude).

Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.