Voltar Procura por serviços da Ouvidoria do Poder Judiciário de SC cresce 37% no último ano

A Ouvidoria do Poder Judiciário de Santa Catarina divulgou nesta semana relatório estatístico em que desponta a crescente demanda por seus serviços. Em um ano, de 2016 para 2017, houve um registro de incremento da ordem de 37%. Mais de 3,4 mil demandas chegaram ao setor durante o ano passado em busca de informações e serviços do Poder Judiciário em todo o Estado. A maioria das manifestações chegou ao setor por meio virtual. A estatística indica que 87,8% dos questionamentos foram encaminhados por e-mail ou, majoritariamente, através do formulário eletrônico disponibilizado em sua página na internet.

A categoria reclamações por excesso de prazo foi a que mais recebeu demandas, 1.252, ou 36,08%. Desse total, a ouvidoria respondeu diretamente ao usuário, sem necessidade de prévio contato com a vara judicial, em 52,48% dos casos. Outros dados interessantes estão listados na publicação, já disponibilizada no site do TJ: pessoas físicas, homens, advogados e catarinenses compõem o perfil básico dos demandantes, que fazem uso do canal preferencialmente para reclamar e pedir informações, mas que também sabem elogiar e dar sugestões de aprimoramento.

O tempo médio de resposta para demandas, quando de competência direta da Ouvidoria, é inferior a 48 horas. Quando há necessidade de encaminhamento para setor específico, este prazo alcança 11 dias. Os dados compilados são referentes ao exercício de 2017, oportunidade em que a Ouvidoria estava sob a coordenação do desembargador Robson Varella. Atualmente, o órgão é comandado pelo desembargador Vilson Fontana, com a coordenação administrativa do servidor Rodrigo de Aguiar Damiani. 

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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