Voltar Profissionais que atuam no programa Novos Caminhos recebem capacitação no Oeste  

Participantes do curso de capacitação

Julho foi um mês de capacitação e renovação no programa Novos Caminhos, no Oeste. No último dia 14, foi ministrada a oficina de saúde mental para 32 participantes, entre eles interlocutores do Tribunal de Justiça, profissionais do abrigo e famílias acolhedoras da comarca de Maravilha. Além de abordar o tema central, a oficina de saúde mental oportunizou troca de experiências e escuta empática dos envolvidos.  

Em fevereiro deste ano, o serviço psicológico aos acolhidos foi ampliado de maneira ilimitada para o número de atendimentos. O público-alvo do programa são adolescentes que se encontram acolhidos enquanto seus processos de destituição familiar tramitam. O principal objetivo é profissionalizar e inserir esses jovens no mercado de trabalho.  

Tecnologia  

Também em julho, a comarca de Xaxim, no Oeste, recebeu dois computadores para uso exclusivo das crianças e adolescentes do acolhimento. Essa doação faz parte da frente "Inclusão Digital".  

Participaram dessa ação a juíza diretora do foro, Marciana Fabris; o secretário municipal de Assistência Social, Eder Lussan; a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional, Josiane Dalla Libera; a assistente social judiciária Kelen Butzge; e a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc, Helena Bordignon.  

Novos Caminhos  

O programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).  

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).  

O Novos Caminhos surgiu com o escopo de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Hoje, ele possui quatro eixos de atuação: educação básica e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parceria para oferta de outras ações.   

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.