Voltar Programa Acelera, do PJSC, é vencedor do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos 

O programa Acelera (Acompanhamento e Logística para o Eficiente e Rápido Acolhimento), desenvolvido pelo Núcleo V da Corregedoria-Geral da Justiça do PJSC, foi vencedor do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos – Edição 2021, promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), na categoria Trabalhos dos Magistrados. O resultado foi divulgado em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (8/11). 

Inscrito pelo juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins, um dos seus idealizadores, o programa – uma ferramenta de Business Intelligence que capta os dados de tramitação das ações em todas as comarcas – acompanha os processos de perda ou suspensão do poder familiar e de medidas de proteção com crianças e adolescentes acolhidos, e possibilita o controle dos prazos de todas as suas etapas, com o objetivo de assegurar o julgamento nos prazos previstos na lei.

O Acelera disputou a premiação com dois projetos apresentados por juízes do Tribunal de Justiça de Rondônia:  “Humanização da Cadeia Pública de Alta Floresta” e “Declare seu Amor”, que conquistaram o 2º e o 3º lugar respectivamente, na categoria Trabalhos de Magistrados. Os jurados, nesta categoria, foram o desembargador Aluisio Mendes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), o promotor de justiça Humberto Dalla, do Rio de Janeiro, e o advogado Flávio Mirza.

Os três primeiros colocados receberam troféus. Foram premiados também trabalhos nas categorias de Práticas Humanísticas, Reportagens Jornalísticas e Trabalhos Acadêmicos. O Troféu Hors Concours foi destinado, post mortem, à juíza Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio às vésperas do Natal de 2020. Criado em 2012, o prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.