Voltar Programa de teletrabalho do TJSC é referência para tribunais e órgãos públicos do país

Marcado pela eficiência e economia, a modalidade de teletrabalho desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) já é modelo de gestão de recursos humanos e produtividade. Os tribunais de Justiça de São Paulo, do Amazonas, do Mato Grosso, de Goiás, a agência de fomento Badesc, a Receita Federal e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) são alguns exemplos de instituições que receberam auxílio para a implementação do teletrabalho. O Dia Internacional do Teletrabalho é comemorado hoje (16/9).  

A terceira reunião do Comitê Gestor do Teletrabalho, que aconteceu no último dia 9/9, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com as Diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Saúde (DS), tratou da produtividade mínima para os cartórios judiciais em razão da necessidade de identificar o perfil das unidades e da variação nos valores apresentados como produtividade nos pedidos de ingresso dos servidores nesta modalidade. Criado em 2014, em projeto experimental, o teletrabalho cresce no TJSC, com um total, hoje, de 380 servidores, dos quais 258 atuam em comarcas e 122 no Tribunal, tanto na área judicial como na área administrativa.

O sistema de teletrabalho permite que o servidor desenvolva suas atividades de forma remota, em casa, favorecido pelas ferramentas informatizadas de trabalho, os sistemas eproc e SEi! No TJSC, é possível a participação de até 30% da equipe da unidade, via de regra, sendo aceita a majoração até 50% em situações previstas na regulamentação. O servidor participante do programa do "teletrabalho" passa por avaliações e precisa apresentar uma produtividade de no mínimo 20% a mais dos servidores presenciais.

A chefe da Seção de Análise de Cargos, da Divisão de Gestão de Cargos, da DGP, Fernanda Joaquim da Silva Lipinkski, conta que na última reunião do Comitê Gestor do Teletrabalho, entendeu-se que para dar prosseguimento ao estudo da produtividade mínima, deve- se "aguardar a consolidação total do sistema eproc", conclui.

O uso do teletrabalho propicia a economia de recursos tecnológicos e liberação de espaço. Além disso, há uma economia indireta com a retenção de talentos, tendo em vista que 53% dos servidores nesta modalidade não residem na comarca de sua lotação.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.