Voltar Programa encerra ciclo de encontros com servidoras e magistradas mães do Judiciário de SC

O Programa Mães do Judiciário promoveu, no dia 15 de dezembro, o fechamento do seu segundo ciclo de encontros. Sob a responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), com apoio da Presidência e da Diretoria de Saúde, foi criado em meio à pandemia e nasceu com o objetivo de propiciar escuta empática das servidoras e magistradas mães do Judiciário catarinense, troca de experiências e espaço de informação sobre temas vinculados à carreira frente à vivência da maternidade.

A edição de fechamento, realizada por videoconferência, contou com a participação das nutricionistas Audrey Peres Gonçalves Ferri e Gerusa Lorenzetti da Rosa e teve como pauta "Conversa sobre Autocuidado e Alimentação". Impulsionado com a transmissão da Live intitulada "Alimentação Saudável e Qualidade de Vida", o momento foi desfecho de uma série de reuniões virtuais que ofereceram momentos de integração e partilha de experiências.

O Programa Mães do Judiciário foi contemplado com aproximadamente 100 mães, somada a equipe. Na condição de participantes foram 83 mães (dentre as quais, 5 magistradas em gozo de licença-gestação e 78 servidoras com filhos com idade de 0 a 2 anos) ao longo de 18 encontros, que contaram com a especial contribuição de magistradas e servidoras mães em sua condução.

A servidora Carlise Ruviaro Rohde, da comarca de Campo Erê, lembrou a alegria ao receber o convite de integrar os encontros: "Compartilhei minha vida, rotina, dificuldades, preocupações, enfim, fui ouvida por pessoas extraordinárias, que não mediram esforços para auxiliar e orientar. Ouvi palavras de carinho, de motivação, de informação. A cada encontro que participo minhas energias se renovam, pois eu e minha família ganhamos qualidade de vida e saúde. Serei eternamente grata por toda a ajuda recebida, por todo o bem que fizeram e ainda fazem por mim. Parabéns pelo belíssimo projeto que encanta e ajuda tantas famílias."

A magistrada Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum, da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó, relatou que "O Encontro Mães do Judiciário - Ciclo Magistradas em licença-gestação representou a gratificante oportunidade de uma troca tão especial e enriquecedora de experiências e vivências próprias das mães magistradas, com uma abordagem leve, sensível e virtuosa dos desafios e recompensas que são inerentes a esta realidade, ao mesmo tempo em que revelou, de maneira absolutamente humana e louvável, a preocupação com as necessidades inexoráveis desta etapa de vida e o reconhecimento da importância de ter um olhar atento às idiossincrasias deste grupo. O convite ao debate desta pauta significou de maneira belíssima e marcante a celebração do respeito à mais lídima igualdade na Magistratura, enaltecendo a imprescindibilidade da valorosa presença integral das mães nesta fase inicial da vida dos infantes. Parabenizo a iniciativa elogiável à Presidência do nosso Tribunal, à Diretoria de Gestão de Pessoas, e, de modo amplo, a todos os envolvidos na concretização deste projeto."

Ainda, a magistrada Juliana Andrade da Silva Silvy Rodrigues, da 2ª Vara da comarca de Trombudo Central destacou: "Parabenizo a todos os envolvidos e idealizadores do projeto 'Mães do Judiciário'. A Maternidade traz muitos desafios e ser acolhida no ambiente de trabalho, com apoio e sororidade, ameniza a sobrecarga que enfrentamos neste momento tão especial. Que este projeto tenha vida longa e se estenda a todos os colaboradores do Judiciário."

A equipe responsável pelo Programa enfatiza: "Utilizamos o potencial da comunicação acolhedora, da informação qualificada e da sensibilidade materna para entender e auxiliar as nossas colegas/mães que compõem o valoroso capital humano da instituição. É lindo poder conduzir um momento de integração tendo como norte as palavras 'maternidade', 'trabalho', 'valorização' e 'inovação'. Cada participante tem colocado o coração nesse propósito, lado a lado àquelas mulheres que, no labor e nos seus lares, trabalham pela Justiça e se entregam pela humanidade".

No portal é possível ter acesso a informações e materiais valiosos, tais como a Cartilha da Mãe Servidora e os Depoimentos das Mães do Judiciário. "Finalizamos a segunda etapa com muita alegria e motivação para seguir. Já no primeiro semestre serão abertos novos ciclos, ampliando as oportunidades para todas as mães do PJSC", informa a gerente do Programa Danielle Cristina Novack.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.